Receitas

Veganismo: o que é?

Ser vegano é mais do que deixar de consumir determinados tipos de alimentos, mas sim, adotar novos hábitos de vida. A preocupação e o respeito com os animais e a natureza são as principais causas desse estilo de vida. Os veganos excluem o consumo de todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja na alimentação, em cosméticos, vestuário ou qualquer outra finalidade na qual, a partir dessas experiências, os animais possam estar em sofrimento, diz a definição criada pela The Vegan Society – a mais antiga entidade vegana do mundo.

Os vegetarianos excluem de suas dietas todos os tipos de carnes, incluindo frango e peixes. Já os veganos não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal. Não se trata apenas da carne, mas de alimentos como leite, queijos, mel, ovos e etc.

Mas, mesmo com uma dieta restritiva, sua alimentação é extremamente saudável, já que a maioria dos alimentos vem de origem vegetal, como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Para evitar prejuízos à saúde, a The Vegan Society indica um cardápio balanceado, com maior variedade alimentar em pratos coloridos e com os diversos grupos alimentares.

Comer fora de casa ou lanchinhos com produtos industrializados são um dos maiores desafios da alimentação vegana, pois muitas vezes os alimentos e as bebidas contêm componentes de origem animal que nem imaginamos, e apenas com a leitura detalhada do rótulo é possível descobrir o que verdadeiramente estamos consumindo.

Para se refrescar neste calor, aprenda uma receita de sorvete vegano!

Sorvete de paçoca com amendoim torrado

Tempo de preparo: 15 minutos (+ o tempo de geladeira)

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

½ xícara de açúcar demerara;

10 paçoquinhas (200 g);

2 xícaras de leite de coco;

1 xícara de leite de amendoim;

amendoim ligeiramente torrado a gosto.

Modo de preparo

No liquidificador, bata o açúcar, a paçoquinha, o leite de coco e o leite de amendoim até ficar uma mistura homogênea. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por 4 horas. Em seguida, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar. Retire da geladeira cinco minutos antes de servir e sirva-o decorado com amendoim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *