Receitas

Refresque-se com sorvete

dia-do-sorvete

A primavera começou oficialmente ontem, dia 22 de setembro, e já temos motivos para comemorar. Não apenas pelo início das temperaturas mais altas, mas também pelo dia de uma das sobremesas mais queridinhas do Brasil, o sorvete!

Você sabia que todo ano o sorvete tem um dia especial só dele? É isso mesmo, dia 23 de setembro é o dia para você se deliciar na sobremesa e se refrescar sem culpa.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) o consumo por pessoa de sorvete no Brasil é de 5,5 litros por ano, com picos de vendas no verão brasileiro, entre os meses de dezembro e fevereiro.

Hoje o mercado de sorvetes possui diversos tipos do produto, dos mais convencionais como o sorvete de massa e o picolé, a opções de sorvete sem açúcares e lactose.

A nutricionista do Veran, Maila Tortetelli, explicou que os ingredientes base para a fabricação de um sorvete são: água, açúcares, gorduras e componentes do leite. Alguns levam em sua composição, mais água, como os a base de fruta e outros mais leite, para dar cremosidade.

“Os sorvetes a base de água e frutas, como os picolés, são ótimos para se hidratar e refrescar nos dias mais quentes. Como sua composição leva ingredientes naturais, como frutas e até água de coco, eles são, inclusive, fontes de vitaminas”, orienta Maila. 

Sem lactose

Nos últimos anos, os intolerantes a lactose ganharam opções específicas do produto. O sorbet é uma delas.

O produto tem todas as características de um sorvete tradicional, como cremosidade e textura. Sua principal diferença está na composição, onde não leva nada de leite, apenas água nos seus ingredientes. Geralmente, sua base é de frutas, onde o próprio açúcar vem de origem natural, já que os intolerantes a lactose, não conseguem digerir corretamente a lactose – o açúcar do leite.

As próprias embalagens já vêm com a descrição “Sem lactose e açúcares” ou como “Sorbet”. Caso você ainda fique com dúvidas, veja a lista de ingredientes, todos os componentes que foram usados para a fabricação dos produtos devem estar listados ali, inclusive com a informação para alérgicos.

Vamos aprender algumas receitinhas para fazer sorvete em casa?

Picolé de frutas com água de coco

Ingredientes

– frutas a gosto picadas (kiwi, morango, manga, melão, abacaxi)
– 1 caixa de água de coco ou água de um coco

Modo de preparo

– Pique as frutas escolhidas muito bem, coloque no molde (pode se forminhas de picolé ou copos pequenos ou compridos), coloque o palito e complete com água de coco.

 – Leve ao congelador até endurecer

Sorvete Caseiro Cremoso

Ingredientes

– 1 pacotinho de gelatina no sabor que desejar (25g)

– 250ml de água gelada

– 250ml de água quente

– 1 caixinha de creme de leite (200g)

– 1 caixinha de leite condensado (395g)

Modo de preparo

– Coloque no liquidificador, a água quente e a gelatina no sabor da sua preferência e bata rapidamente apenas para misturar

– Adicione a água gelada e bata mais um pouco

– Em seguida adicione o creme de leite e o leite condensado e bata novamente por 2 minutinhos

– Despeje essa mistura em um pote ou recipiente com tampa

– Leve ao freezer e deixe por cerca de 3 horas ou até começar a cristalizar

– Retire do freezer, transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por 10 minutos ou até dobrar de volume

– Despeje o sorvete em potes com tampa e leve ao freezer ou congelador novamente

– Deixe congelar de um dia para o outro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *