Receitas

Junho, o mês da festa mais tipicamente brasileira!

festa-junina

Festa Junina é tudo de bom! Tanto que é a época do ano preferida de muitas pessoas, principalmente pela culinária. E não é para menos, não é mesmo? Tem coisa mais gostosa que cheirinho de bolo de fubá saindo do forno, vinho quente para aquecer os dias de frio que se aproximam e aquele doce típico da época prontinho para ser servido? Isso sem falar da pipoca, que ninguém resiste!

De origem católica, as festas juninas surgiram para celebrar os santos do mês de junho: Antônio, João e Pedro. Mas, com o passar dos anos e a popularização do estilo de festa, expandiu-se os horizontes das comemorações com muita dança e comida típica. Comemoradas em todo o país, as festas ganharam características dos estados e são levadas muito a sério, como é o caso da Festa de Campina Grande, que realiza a maior quadrilha do Brasil e neste ano foi auditada pelo RankBrasil com 1.010 casais em uma única dança.

A culinária é o ponto alto da festança. Com opções para todos os gostos, do doce ao salgado, os pratos levam a história do Brasil nas receitas. O milho está presente de diversas formas: pipoca, bolo, curau, pamonha, suco, cuscuz e até a própria espiga! Frutas e legumes, como abóbora, batata-doce, mamão e laranja também marcam presença, assim como o sagu, o arroz-doce, a canjica, a paçoca e o pé de moleque, que não podem faltar. A lista das delícias é tão grande que opções não faltam: difícil é elencar a preferida.

Para ajudar você a não ter que escolher entre todas essas opções deliciosas, o Veran está com os produtos juninos em promoção! E para inovar nas receitas, que tal aprender duas novidades em doces típicos e mudar a cara dos tradicionais? As sugestões são paçoca gelada e cocada de amendoim com doce de leite! Vamos aprender? Confira o passo a passo:

 

Paçoca gelada

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

1 pote de paçoquinha rolha

1 colher (sobremesa) de margarina sem sal

1 pacote de chantili

2 xícaras (chá) de leite

2 pacotes de biscoito champanhe

 

Modo de preparo

Esmague bem as paçocas. Em uma panela, misture o leite condensado, a paçoquinha e a margarina e ferva até engrossar. Atente para a consistência: quando, ao mexer, for possível ver o fundo da panela, o creme estará pronto. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Sua paçoquinha de colher está quase pronta! Forre um refratário com biscoitos champanhe levemente umedecidos com leite. Em seguida, despeje o creme de paçoca e faça camadas intercalando os biscoitos com o creme. Para finalizar, acrescente o chantili batido, conforme as instruções da embalagem. Decore com paçoquinhas esfareladas e/ou inteiras. Leve sua receita de paçoca de colher para gelar.

 

Cocada de amendoim com leite condensado

Ingredientes

2 latas de leite condensado

4 xícaras (chá) de açúcar

200 ml de leite

1 xícara (chá) de amendoim (torrado e triturado)

½ xícara (chá) de coco ralado

½ colher (sopa) de margarina

 

Modo de preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes. Misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e transfira para uma assadeira retangular untada com óleo ou margarina. Deixe esfriar um pouco e corte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *