Receitas

Dicas de quem conhece – Saiba como preparar o seu peixe na quaresma

bv_peixe_quaresma

Na tradição católica, a quaresma é um período de penitência e reflexão antes da Páscoa, o que leva muitos fiéis a fazer abstinência de carne vermelha nas quartas e sextas-feiras, trocando a carne pelo pescado.

Entre os peixes campeões no gosto dos fregueses, estão o bacalhau, que é vendido exclusivamente nesta época do ano, salmão, tainha, anchova, cação e sardinha. Todos os peixes são limpos e cortados conforme o gosto e a receita da cliente. “Aqui na peixaria do Veran o cliente compra o peixe e já sai com a receita”, brinca Iracema encarregada da peixaria. Ela que trabalha há mais de oito anos na área sabe o tipo e o preparo certo para cada peixe, orientando quem precisar na hora da compra.

Se você não quer encarrar longas filas na semana santa, uma dica é comprar o peixe com antecedência e congelar. O peixe fresco pode ser congelado por até três meses e deve ser descongelado na geladeira um dia antes do preparo e não pode ser recongelado. Já o peixe fresco deve ser consumido em um dia após a compra.

Para sua Páscoa ficar com um gostinho especial a encarregada recomenda uma receita infalível, Moqueca Baiana. O prato pode ser preparado com corvina, tainha ou pintado e leva na receita óleo de dendê, leite de coco, pimenta dedo de moça ou cambuci, 300 gramas de camarão fresco e limpo, coentro e tempero à gosto. Todos os ingredientes são cozidos em uma única panela e o tempo de preparo não ultrapassa 40 minutos com o peixe já temperado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *