Receitas

Conheça os benefícios dos aspargos

Você já viu ou ouviu falar de aspargos? Muito comum nas culinárias francesas, inglesas e alemã, o vegetal tem se tornado cada vez mais conhecido dos brasileiros, por ser um alimento versátil, prático, saboroso e muito nutritivo.

Visto durante muitos anos apenas como um alimento para nobres, os aspargos também já foram utilizados como planta medicinal. Hipócrates, considerado o pai da medicina, recomendava chá de aspargos secos como diurético, e a infusão da raiz para dores de dente e picadas de abelha.

Já a partir do século XIX, sua popularização se iniciou e o vegetal passou a ser visto em feiras e supermercados. Entre seus benefícios estão o alto teor em fibras, que ajudam na saciedade, a vitamina K, ótima para quem tem retenção de líquidos e a presença de poucas calorias.

Uma pesquisa da Universidade de Karachi, no Paquistão, indica que o consumo de aspargos regularmente ajuda no controle dos níveis de açúcar no corpo, estimulando assim a produção de insulina. Segundo informações do periódico Daily Mail, onde a pesquisa foi publicada, o consumo do vegetal é indicado na prevenção de diversos problemas de saúde, principalmente do diabetes.

Além destes benefícios, o aspargo é considero um dos melhores alimentos quando o assunto é o ácido fólico. O Instituto Nacional do Câncer aponta que o ácido fólico presente no vegetal age diretamente no DNA e na síntese de substâncias essenciais ao organismo. Estudos mais recentes indicam que a falta do ácido fólico no corpo poderia estar associada ao surgimento de alguns tipos de câncer.

Ficou curioso e quer experimentar esta iguaria? Vem ver a receita especial que separamos para você!

Aspargos ao alho

Ingredientes

  • 1 maço de aspargos frescos e limpos
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados ou amassados
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  • Em uma frigideira, aqueça o azeite e coloque os aspargos e o alho.
  • Adicione uma pitada de sal e pimenta. Misture e tampe a panela.
  • Mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até que os aspargos estejam al dente (cerca de 10 minutos), ou cozidos a seu gosto.

Modo de Preparo – Dicas e opções

  • Se a panela ficar muito seca, adicione 1 colher de água durante o cozimento.
  • Substitua o azeite por manteiga.
  • Incremente o prato colocando outros legumes cortado em tiras compridas: cenoura, batata doce, palmito, mandioquinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *