Qualidade de vida

Você sabe o que é alergia alimentar?

alergia-alimentar

Ter alergia a um determinado alimento é mais comum do que você imagina. Os sintomas e diagnóstico podem ocorrer em qualquer fase da vida, de bebês, passados pelo aleitamento materno, a idosos.

“A Alergia Alimentar acontece quando o sistema de defesa do nosso organismo interpreta uma proteína presente no alimento como ameaça, passando a combatê-la. Os sintomas podem ser dos mais simples aos mais perigosos, como alergias na pele, coceiras e manchas à falta de ar, chiado na respiração, pressão baixa, diarreia e vômito”, explica a nutricionista Maila Tortelli.

Os principais alimentos que causam alergia são: ovo, leite, trigo, frutos do mar, amendoim e castanhas.

“Não ingerir os alimentos causadores de alergia já é suficiente para combatê-la, porém é preciso olhar os rótulos dos produtos antes de ingeri-los, pois alguns alimentos possuem derivados em sua composição, mesmo que eles não sejam o ingrediente principal. Para isso, basta olhar a informação para alérgicos que deve constar em toda embalagem”, orienta Maila.

Alergia X Intolerância

A alergia alimentar é quando nosso corpo tem uma reação ao alimento, apresentando uma defesa do nosso mecanismo imunológico. Mas, a intolerância alimentar não é a mesma coisa? Você sabe a diferença?

A intolerância alimentar e quando nosso organismo não produz a ensina responsável pela digestão de uma determinada substância no alimento, como o glúten e a lactose. Quando o intolerante ingere essa substância ela chega ao intestino sem ser digerida, causando uma manifestação gastrointestinal, como diarreia, enjoos, azia e dores abdominais.

Em alguns casos, como a intolerância a lactose, já existem suplementos alimentares capazes de fazer essa reposição enzimática, assim os intolerantes podem consumir laticínios despreocupados!

Mas, antes de sair por aí tomando suplementos alimentares ou antialérgicos, procure orientação médica. Apenas o diagnóstico preciso irá ajudar combater os sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *