Qualidade de vida

Semana do Meio Ambiente

semana-do-meio-ambiente

Proteger o meio ambiente é uma tarefa de todos nós, e para nos lembrar da importância de nossas atitudes foi criada a Semana do Meio Ambiente, que é celebrada entre os dias 1º e 5 do mês de junho. Que tal rever seus hábitos e adotar uma postura mais consciente? Separamos algumas dicas para te ajudar.

  • Não desperdice água

Banhos demorados, lavagem de carros com mangueiras ou mesmo deixar a torneira aberta durante a lavagem da louça desperdiça muita água. Atitudes simples podem reverter essa situação como a redução do tempo de banho, o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e mesmo a lavagem do carro utilizando baldes.

  • Economize energia

Algumas vezes deixamos vários aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo sem necessidade, por exemplo, a televisão e o computador. Quem nunca deixou uma lâmpada acessa em um cômodo sem ninguém? Ter mais atenção, diminuir o uso do ar-condicionado e trocar as lâmpadas por outras mais econômicas pode diminuir o consumo de energia e ajudar seu bolso e o planeta.

  • Separe o lixo

Separar o lixo orgânico do reciclável é muito importante para que cada produto tenha sua destinação correta.

  • Ande mais a pé

Veículos liberam muitos poluentes, que tal optar por ir a pé, bicicleta ou quem sabe combinar carona e utilizar o transporte públicos. Menos veículos nas vias significa menos poluentes na atmosfera.

  • Não compre animais silvestres

Alguns animais silvestres acabam sendo comercializados de forma ilegal e, quem compra animais sem registro do IBAMA pode ser multado ou preso.

  • Evite o uso do plástico

Apesar de prático as sacolas plásticas e outros produtos descartáveis contribuem para o aumento da produção de lixo. Evite a utilização de sacolas levando sua bolsa retornável, evite o uso de copos plásticos levando sua caneca ou garrafa de água para o trabalho. E reutilize alguns objetos, sempre que possível.

  • Aproveite ao máximo os alimentos

Talos, folhas, sementes e cascas possuem alto valor nutritivo e podem ser utilizados em diferentes receitas. Pesquise antes de jogar no lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *