Qualidade de vida

Qualidade do sono afeta imunidade

Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter o sistema imunológico fortalecido. Com rotinas cada vez mais intensas e o estresse do dia a dia, cada vez mais pessoas têm dificuldade para dormir e sofrem com insônia. O Instituto do Sono realizou um estudo que compara as pessoas que dormem no mínimo 8 horas por noite com pessoas que dormem menos de 5 horas. Segundo a pesquisa, as pessoas que dormem menos têm até 5 vezes mais chances de desenvolver gripes e resfriados. O sistema imunológico enfraquecido prejudica a recuperação dessas doenças e aumenta a chance de contrair doenças infecciosas.

Veja algumas dicas do Hospital Sírio-Libanês para melhorar a qualidade do seu sono:

– Tenha hábitos regulares

Procure deitar e levantar sempre nos mesmos horários. Mantenha o hábito inclusive nos finais de semana.

– Evite cochilos durante o dia

Cochilos com mais de 30 minutos, no lugar de melhorar sua disposição, podem prejudicar a qualidade do sono durante a noite.

– Evite exercícios perto da hora de dormir

A prática de atividade física até seis horas antes de dormir pode causar agitação e insônia. Prefira exercícios antes desse horário.

– Diminua o consumo de cafeína à noite

Bebidas que contenham cafeína, como café, chás e refrigerantes contêm substâncias estimulantes. Evite o seu consumo após as 18 horas.

– Consuma produtos leves à noite

Na hora do jantar opte por opções mais leves, com pouco carboidrato e mais proteína.

– Evite a exposição a luzes

É durante a noite que nosso corpo produz melatonina, o hormônio que prepara nosso corpo para dormir. A exposição a luzes de celulares, tablets, TVs e lâmpadas deve ser evitada para não atrapalhar a produção desse hormônio.

– Faça atividades relaxantes

Não fique pensando que você não vai conseguir dormir, tente fazer algumas atividades relaxantes, como um banho quente, escutar uma música que te acalma, ler um livro ou meditar.

– Tenha um lugar aconchegante

Tenha o mínimo de aparelhos que emitam luz no seu quarto, retire objetos que possam te deixar agitado, como um trabalho a fazer ou algo que esteja te estressando. Mantenha o local organizado e da maneira mais aconchegante possível.

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