Qualidade de vida

Protetor X Bronzeador Solar: Qual escolher?

protetor-bronzeador-solar

As altas temperaturas do verão nos convidam a curtir os dias de sol, mas na hora de aproveitar a praia ou a piscina é essencial cuidar da saúde da pele. Para uma escolha consciente, é importante entender os benefícios de cada produto. Vamos a eles?

Protetor Solar

O protetor ou filtro solar, são agentes químicos que dificultam que a radiação UVA E UVB atinja e danifique a pele. Os produtos são diferenciados pelo Fator de Proteção Solar (FPS), que indica a quantidade de proteção oferecida pelo protetor. Por exemplo, um filtro com FPS 30, protege a pele 30 vezes mais a pele do que se estivesse sem o produto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o filtro solar deve ser utilizado por todas as pessoas, em qualquer condição climática, mesmo que você não vá se expor ao sol, já que o produto traz benefícios a curto, médio e longo prazo, como em manchas, fotoenvelhecimento, problemas oculares e câncer de pele

É indicado que o filtro solar seja aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, mas em caso de suor excessivo, praia ou piscina, é indicado que ele seja reaplicado com menores intervalos para garantir sua proteção.

A SBD, orienta a seguinte quantidade de produto necessário para cada área:

  • No rosto e no pescoço: 1 colher de chá.
  • No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.
  • Nos braços: 1 colher de sopa para cada.
  • Nas pernas: 1 colher de sopa para cada.

Bronzeador Solar

Os bronzeados solares são muito procurados por quem deseja intensificar o bronzeado. Porém, o uso do bronzeador é desaconselhado pela SBD, devido a não proteção solar, o que pode facilitar queimaduras, desidratação e até o câncer de pele.

Os bronzeadores são identificados pelo número de FPS baixo, como 3, 4 e 6.

Mas, se você é fã do bronzeado, não fique preocupado. O uso correto do protetor solar, dentro do prazo de validade e em quantidade necessária para cada área, ajudará a sua pele se manter hidratada e protegida, mantendo a cor bonita e duradoura por mais tempo sem descascar.

Além disso, hoje existem opções de produtos multibenefícios, que ajudam no bronzeado sem abrir mão da proteção.  Alternativas não faltam para você cuidar da sua pele e aproveitar o verão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *