Qualidade de vida

O milho e suas multi características

o-milho-e-suas-multi-caracteristicas

É só chegar a época de festa junina para o milho se destacar entre as delícias típicas dos arraiás. Seja em sua versão cozida, ou no preparo de pratos doces e salgados, ele é sempre uma opção que agrada crianças e adultos.  O milho pode estar assado ou cozido na espiga, com leite e canela em uma canjica, ou munguzá – como se diz no Nordeste –, em flocos brancos de pipoca, ou em um delicioso cuscuz e bolo de milho, opções de preparo são o que não faltam.

Além de estar presente nestas e muitas outras delícias, o nutriente também é utilizado na composição de alimentos industrializados como salgadinhos, café solúvel, modificadores de leite e até na preparação da cerveja. Para entender um pouco mais sobre os benefícios deste alimento, conversamos com a nutricionista do Veran, Maila Tortelli.

“O milho é sinônimo de vigor e disposição, pois traz em sua composição um alto teor de carboidratos, sais minerais, vitaminas E e do complexo B, como a B1 e a niacina, associada ao bom humor”, explica Maila.

Sua coloração amarela indica a presença das substâncias zeaxantina e luteína, aliadas a saúde dos olhos, por protegeram as células da retina e afastam a degeneração macular. Além disso, a presença da vitamina B1 é importantíssima para nosso organismo, pois ajuda na regularização do sistema nervoso, aparelho digestivo e tonificação do músculo cardíaco. Já a vitamina E, apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. “A vitamina E, combate a perca muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual, além de ser rica em Fósforo, importantíssimo para nosso cérebro”, explica a nutricionista.

Para completar, o milho é rico em fibras, ótimo aliado ao bom funcionamento do nosso intestino, oferecendo na pipoca cinco vezes mais a quantidade do nutriente do que as folhas de alface.

Agora, quando você for consumir milho, em suas diversas formas de apresentação, lembre-se do bem que ele faz a sua saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *