Qualidade de vida

Novembro Azul – o mês para cuidar da saúde do homem

prevenção-novembro-azul

Você sabia que a influência feminina é fundamental na hora do homem procurar por atendimento médico?

Historicamente mulheres são muito mais preocupadas com a saúde, no Brasil, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019 a visita a consultórios médicos por mulheres foi de 82%, enquanto a taxa dos homens ficou abaixo de 70%.

Este número tem grande relação com a influência feminina na hora do homem procurar um médico, já que sete em cada dez homens só agendam uma consulta após a insistência da mulher ou dos filhos.

O Novembro Azul tem essa missão, chamar a atenção da importância dos cuidados com a saúde do homem. A campanha surgiu na Austrália, em 1999, com um grupo de amigos que deixou o bigode crescer para chamar atenção para a saúde masculina. Já no Brasil, ela ganhou força em 2012, com o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

A principal luta da campanha é a conscientização do câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens no Brasil.

Cuide da sua saúde

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, por isso, o melhor remédio é a prevenção. Por falta de exames, muitos homens descobrem a doença tardiamente, quando a chance de cura é menor.

Homens com mais de 50 anos, ou que tenham histórico de câncer na família, devem realizar anualmente o exame de toque com um urologista, mas por preconceito, muitos homens deixam de procurar um médico e abrem mão dos cuidados com a saúde.

Os principais sintomas e sinais da doença são:

  – Micção frequente
  – Fluxo urinário fraco ou interrompido
  – Vontade de urinar frequentemente à noite
  – Sangue na urina ou no sêmen
  – Disfunção erétil
  – Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou
  – Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

Além do exame de toque, é indicado a coleta do exame PSA (exame de sangue), que é realizado gratuitamente na rede pública. Procure à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e solicite o agendamento do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *