Qualidade de vida

No carnaval não descuide da sua saúde

no-carnaval-nao-descuide-da-sua-saude

 Pular, dançar, curtir, reunir os amigos para festejar é a programação certa de muitos foliões para os próximos quatro dias. Aproveitar o Carnaval é uma delícia, mas cuidar da saúde é fundamental para que nada estrague seus dias de descanso, principalmente quando o assunto é o consumo excessivo de álcool.

Se você exagerar na bebida, é importante não descuidar da hidratação, consumindo muita água e alimentos leves. Mas, mesmo na hora da hidratação é bom manter a atenção, pois algumas bebidas devem ficar longes da combinação com o álcool.

Energéticos e isotônicos são algumas delas, pois o consumo junto ao álcool aumenta os níveis de açúcar e cafeína no sangue, excitando o sistema nervoso, podendo causar taquicardia. “O isotônico é indicado principalmente para pessoas que praticam exercícios físicos intensos por mais de 1 hora, como atletas. “A bebida à base de água, sais minerais e carboidratos facilita a absorção do plasma, onde estão proteínas, gás carbônico e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo, mas quando ingerida com bebida alcoólica pode causar desequilíbrio no organismo, principalmente para quem tem problemas com hipertensão, doenças cardíacas e renais ”, explica a nutricionista do Veran, Maila Tortelli.

 

Para curar a ressaca

Se depois da ressaca curada o corpo ainda estiver indisposto e você sentir seus reflexos e o raciocínio mais lentos é importante continuar cuidando da hidratação. Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade Keele, na Grã-Bretanha, a desidratação provocada pelo consumo de álcool contribui para o os sintomas da ressaca, pois a perda de líquido corporal somada aos componentes químicos da bebida alcoólica potencializa o quadro de embriaguez.

Segundo os pesquisados existem três substâncias que são fundamentais serem consumidas nos dias pós consumo de álcool: água, glicose e sais minerais.

A água de coco está em primeiro lugar entre as melhores bebidas para curar este estado, por possuir os três elementos em uma única bebida, seguida do suco de laranja que contém a glicose da fruta, sódio e potássio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *