Qualidade de vida

Fevereiro de 2020, o mês com 29 dias

2020 é um ano bissexto e por esse motivo o mês de fevereiro terá um dia a mais, somando 366 dias ao longo dos 12 meses. Isso se deve ao imperador romano Júlio César, que há mais de dois mil anos descobriu que o calendário não estava alinhado ao ano solar. Como a Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos para dar uma volta completa em torno do Sol a cada quatro anos, as horas excedentes são somadas em um dia no calendário, o dia 29 de fevereiro.

Mesmo após a mudança do calendário, seguindo o modelo dos egípcios, alguns erros ainda persistiram até a correção em 1582, com o calendário gregoriano, o que usamos até hoje.

Durante muitos anos, tentou-se implementar várias mudanças e regras para justificar o dia a mais no mês de fevereiro, incluindo até a definição do dia 29 pelo papa Gregório 13, com a bula papal. 

Esse dia que ganhamos ajuda a manter o funcionamento gradual do calendário, pois se todos os anos tivessem 365 dias, com o passar dos anos os meses iriam ter horas somadas com a rotação do Sol, interferindo até nas estações dos anos, por exemplo, o mês de janeiro, período em que é no verão no hemisfério Sul, poderia passar a ser no inverno.

Com tantas regras e contas, entender o ano bissexto pode ser mais complicado do que parece, mas o que é certo é que este ano ganhamos um dia a mais para curtir a vida. Você já pensou o que gostaria de fazer neste dia que só acontece de quatro em quatro anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *