Qualidade de vida

Faça sol ou chuva, use filtro solar

Cuidar da saúde da pele deve ser um hábito em sua rotina, independentemente de sol, chuva, frio ou apenas céu nublado, pois, mesmo nessas circunstâncias, 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície terrestre. Por isso é tão importante fazer uso do filtro solar diariamente, como tomar banho e escovar os dentes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, desenvolver o hábito de usar filtro solar em todas as áreas expostas do corpo previne não apenas o câncer de pele, mas também ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento.

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares que você toma ao longo da vida penetram na pele, podendo provocar o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e até outros problemas, como tumores malignos e benignos.

A maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição ao sol, por isso o uso do filtro solar é tão importante, mesmo para quem vai ficar dentro de casa. Para uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB, o produto deve ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  

Na hora de escolher seu protetor, além de verificar o FPS, verifique também se ele é resistente a água. Quem tem a pele com acne deve optar pelos produtos livres de óleo, já quem sua bastante e pratica atividade física, o ideal é evitar os protetores em gel, pois eles saem mais facilmente da pele.

A aplicação correta também é essencial para uma boa eficácia do produto. O protetor deve ser aplicado em casa, de 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicado ao longo do dia. Se você transpirar muito ou estiver em praia ou piscina, é necessário reaplicá-lo a cada duas horas.

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) indica alguns cuidados:

– Ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa.

– Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

– Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.

– Para quem vai se expor ao sol diretamente em praias ou piscinas, as roupas com proteção UVA e UVB são uma ótima opção, pois elas bloqueiam os raios solares e protegem a pele de queimaduras.

– Em crianças, não descuide da proteção, reaplique o filtro na praia, não esqueça o chapéu e a hidratação com muita água.

– Em caso de maquiagens com filtro solar, fique atento ao FPS e à sua eficácia. Para não correr o risco de prejudicar sua pele, opte por passar o filtro solar e, depois, sua maquiagem de preferência.

A quantidade ideal de produto para:

  • Rosto no pescoço: 1 colher (chá).
  • Tronco: 1 colher (sopa) na parte dianteira e outra na parte traseira.
  • Braços: 1 colher (sopa) para ambos.
  • Pernas: 1 colher (sopa) para ambas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *