Qualidade de vida

Doença Celíaca: Conheça o que é a intolerância ao glúten

qualidade-de-vida-2-1

Certamente você já ouviu falar de pessoas que não podem comer alimentos que contenham glúten. Mas, você sabe o que é essa intolerância?

Segundo a nutricionista do Veran, Maila Tortelli, a doença celíaca é uma reação do sistema imunológico contra o glúten e o seu consumo pode ocasionar diarreia, anemia, cólicas, vômito, azia, perda de peso, perca óssea, etc.  O problema acontece quando o corpo da pessoa não possui a enzima responsável pela quebra do glúten no organismo.

Os primeiros sintomas da intolerância costumam surgir entre o primeiro e o terceiro ano de vida, por ser o período que são introduzidos cereais na alimentação das crianças. Porém, nos últimos anos, o número de adultos que estão desenvolvendo a doença está aumentando, representando os celíacos 1% da população mundial, conforme dados da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição).

“Os celíacos não podem comer produtos que sejam a base de trigo, centeio, cevada e malte, por isso é importante na hora da alimentação ficar atento aos pratos que possam conter esses produtos, principalmente nas refeições feitas fora de casa”, orienta Maila.

Apesar de não poderem comer derivados do glúten, hoje os celíacos já encontram uma grande variedade de produtos “glúten free / sem glúten” nas prateleiras dos supermercados, como farinhas de arroz, pães, macarrão, biscoitos e bolos, tudo para facilitar o dia a dia e interferir o mínimo na alimentação tradicional. Para facilitar a leitura das embalagens, há uma lei brasileira, que obriga a indústria de alimentos a informar nas embalagens se o produto contém ou não glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *