Qualidade de vida

Dicas de como evitar gripes e resfriados no inverno

inverno-2

Durante os meses de inverno aumentam as incidências de gripes, resfriados e alergias. Isso acontece, principalmente, porque as pessoas se aglomeram em lugares fechados e sem ventilação. E, ao contrário do que se pensa, o choque térmico e o frio não são capazes de desencadear resfriados ou gripe.

A gripe é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado Influenza. Os sintomas são: febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse. Já o resfriado é uma infecção leve das vias aéreas superiores, ou seja, nariz e garganta, tendo como sintomas a coriza, espirros e febre baixa. As duas doenças se diferenciam também pelo tempo de duração, a gripe demora até duas semanas para passar e o resfriado dura no máximo uma semana.

Além disso, nesta época do ano é comum a alergia respiratória, causada por mofo e poeira. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.

 

Para evitar essas doenças, confira algumas dicas simples:

  1. Lave as mãos: esse hábito de higiene merece ainda mais atenção no inverno, pois pessoas já doentes podem contaminar objetos.
  2. Cubra a boca ao espirrar e tossir: esta simples atitude faz com que o vírus não se espalhe.
  3. Beba líquidos: água é muito importante caso você já esteja doente, principalmente em casos de febre, pois pode ocorrer a desidratação. A água também ajuda a fluir as secreções da garganta e do nariz, fazendo você se sentir melhor.
  4. Mel: ajuda a aliviar o desconforto da tosse. Você pode tomá-lo puro ou com chás e xaropes.
  5. Evite aglomerações: lugares com muitas pessoas favorecem a transmissão do vírus.
  6. Coma proteínas: este é o principal nutriente para a produção de anticorpos que protegem o organismo contra infecções.
  7. Lave o nariz com soro fisiológico: a baixa umidade do ar no inverno favorece o ressecamento da mucosa nasal, e isso facilita a entrada dos agentes infecciosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *