Qualidade de vida

Dia Mundial da Alimentação

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No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, a data foi criada para pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 1981. A iniciativa surgiu para reflexão sobre a alimentação no mundo, zelando para que todas as pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade para manutenção de uma vida saudável e ativa.

Segundo o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável é aquela que atende as necessidades biológicas de cada pessoa. Para isso, deve-se observar a idade, fatores genéticos e estilo de vida.

Apesar de cada indivíduo ser único, seguir hábitos de alimentação saudável é fundamental para qualquer pessoa em todas as fases para vida. Quanto mais rico for o cardápio nutricional, com maior oferta de nutrientes, melhor é a saúde.

Veja algumas dicas da Coordenação de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde:

-Opte por alimentos vindos da natureza

Um prato saudável deve ter como base alimentos naturais, aqueles que vem da natureza, como verdura, frutas, legumes e animais.

Opte por aqueles que não tenham passado por alterações após terem deixado a natureza.

– Descasque mais e desembale menos

Alimentos prontos e processados podem ser mais práticos e rápidos de serem consumidos, mas junto a comodidade vem também mais gordura, sódio, açúcar e até corantes.

Crie o hábito de andar com frutas e leguminosas (como as castanhas), para lanchinhos rápidos quando bater aquela fome.

– Tenha uma alimentação variada

Uma alimentação saudável precisa ser variada, com um pouquinho de cada coisa. O consumo excessivo de apenas um item, pode causar desiquilíbrio no organismo.

Carnes – são fontes de proteína e gorduras

Frutas, legumes e verduras – são fonte de vitaminas, minerais e fibras

Carboidratos – de origem integral e natural – são fontes de energia

– Beba água

Hidrata-se, o consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Nosso corpo é formado por cerca de 60% de água, e é ela que ajuda no funcionamento dos órgãos, digestão e até na hidratação da pele.

Em média, cada adulto, deve consumir 2 litros de água por dia, para repor o que perdemos em transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais.

Não espere ter sede para beber água, pois a sede pode ser um sinal de desidratação. Caso você ache muito dois litros de água, intercale com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Evite sucos artificiais e refrigerante.

– Faça uma auto reflexão

Que tal parar agora e refletir como está a sua alimentação? Será que você anda com algum hábito que pode ser mudado para algo mais saudável?

Uma boa forma de analisar é verificar seus índices de saúde, como colesterol, diabetes, pressão e até sobrepeso.

Manter uma alimentação saudável é ter qualidade de vida, com níveis de saúde controlados e disposição!

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