Qualidade de vida

Dia do aposentado: data é comemorada há 40 anos

dia-do-aposentado

Há exatos 40 anos, no dia 24 de janeiro de 1981, foi instituído o Dia Nacional do Aposentado no Brasil. A data para homenagem foi escolhida no mesmo dia da assinatura da Lei Eloy Chaves em 1923, lei base para a previdência social. 

A Lei Eloy Chaves, obrigava as companhias ferroviárias do país a criarem uma caixa de aposentadoria e pensões a seus funcionários. A data é um marco histórico da previdência social, já que até então ela atendia apenas os funcionários do Governo Federal.

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra divulgada pelo IBGE em 2020 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país tem cerca de 31 milhões de pessoas aposentadas ou pensionistas. Diferente do que muitas pessoas pensam, nem só os idosos são enquadrados como aposentados, já que a previdência social tem regras diferentes para algumas profissões, além das questões que envolvem problemas de saúde.

A melhora na qualidade de vida e a longevidade estão fazendo cada vez mais a população se aposentar mais tarde. Conforme apresentado em pesquisa pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica – Rio Grande do Sul). Por outro lado, cabe às empresas e organizações zelarem pelo bem-estar desses profissionais.

A aposentadoria é uma conquista para os brasileiros que, ao longo da vida, contribuíram para o desenvolvimento do país. O respeito e a valorização ao aposentado são deveres que todos nós precisamos cultivar. Por este motivo, é tão importante lembrar desta data. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *