Qualidade de vida

Cuide de sua saúde no inverno

saude-no-inverno

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho e a queda nas temperaturas vem acompanhada de cuidados imprescindíveis com a saúde, principalmente em crianças, idosos e doentes respiratórios crônicos.

Fechar janelas, portas e manter os ambientes sem circulação de ar aumenta a proliferação dos vírus mais comuns neste período do ano, como o da gripe. Porém, alguns cuidados simples podem evitar a contaminação e aumentar a imunidade do corpo. A farmacêutica da Farma Veran da loja 8, Giselli Jane Medonça de Mello contou que nesta época a procura por vitaminas e suplementos aumenta cerca de 50% comparado ao restante do ano. “As temperaturas caem e o clientes procuram mais por vitaminas para aumentar a imunidade, como a C, B e E. Porém, é preciso lembrar que este cuidado com a saúde deve ser feito o ano todo, não só quando chega o frio, para que os componentes ajam efetivamente no organismo” explica.

Apesar de não serem considerados medicamentos e ter sua venda livre, sem a necessidade de uma prescrição médica, as vitaminas passam por um controle rigoroso da Anvisa e antes de consumir qualquer suplemento é importante consultar um médico. “Mesmo sendo vitaminas, é importante saber se o organismo tem déficit de alguma em específico e se os rins e fígados estão em perfeito funcionamento, para que o consumo não prejudique nenhuma parte do corpo”, orienta Giselli.

Além de saber como anda a saúde antes de tomar qualquer medicamento, também é importante conversar com o farmacêutico, para que ele possa orientar a melhor fórmula para o seu organismo e uso correto. “Crianças e idosos devem tomar vitaminas e remédios indicados para sua faixa etária, obedecendo a posologia correta indicada pelo médico ou fabricante”, explana.

A farmacêutica alerta os pais para o uso controlado das vitaminas infantis que possuem características de “balas”. “É importante ensinar as crianças que mesmo que o remédio tenha um gosto agradável e seja parecido com um doce, ele é um medicamente e só deve ser tomado quando dado por um responsável, evitando a automedicação e o consumo inapropriado”.

Caso você faça uso de vitaminas ou poli vitamínicos (comprimidos que possuem mais de um tipo vitamina) é importante dar um intervalo de pelo menos 30 minutos entre a ingestão das fórmulas, para que um componente não interfira em outro.

Outra opção para aumentar a imunidade são as vitaminas naturais, que podem ser consumidas por crianças a partir de 12 anos, como o Goji Berry, Óleo de Linhaça e Ômega 3. Não esqueça também o uso de sabonete e gel antissépticos, que ajudam na proteção e prevenção de doenças. “Para aqueles que fazem uso de inaladores é importante ficar atento a validade do soro fisiológico, que após aberto deve ser mantido em geladeira e usado em até 15 dias”, lembra a farmacêutica.

Proteja-se, cuide da sua saúde no inverno e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *