Qualidade de vida

Cuidar da pressão arterial é cuidar de você!

pressão arterial

Dia Nacional de Combate a Hipertensão alerta para os cuidados com a saúde

Nesta segunda-feira, dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data é um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde. Segundo a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) mais de 36 milhões de brasileiros adultos têm pressão alta, atingindo 60% de idosos com mais de 60 anos.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, se caracteriza pela elevação dos níveis de pressão arterial acima de 14/9. A doença pode ser primária, quando é genética ou decorrente de outros problemas de saúde, como doença renal e tireoide. Podendo acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Responsável, indireta e indiretamente, por cerca de 200 mil mortes todos os anos no país, a pressão arterial quando alterada dilata o coração e danifica as artérias, favorecendo ataques cardíacos e AVCs.

Geralmente silenciosa, a hipertensão não costuma apresentar sintomas aparentes. Porém, é importante ficar atento aos primeiros sinais, como: dor de cabeça, palpitações, tontura, falta de ar e alteração na visão.

Hipertensão e COVID-19

Portadores de doenças crônicas, como pressão alta e diabetes, estão sujeitos ao agravamento das doenças pulmonares, como é o caso dos vírus da gripe e da Covid-19.

Segundo a Socesp, a mortalidade média de portadores de doenças cardiovasculares é de 10,5%, contra 3% da população em geral. Os cuidados indicados para evitar complicações devem ser redobrados pelos cardiopatas, principalmente por aqueles que já tiveram infarto ou AVC, mantendo o tratamento para as doenças pré-existentes, as medicações (quando indicadas) e o acompanhamento médico.

Como prevenir

Na maioria dos casos, a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Principalmente com o acompanhamento médico, realização anual de cheque-up com um médico de confiança e cuidados com a alimentação.

Entre os principais cuidados que os hipertensos devem ter, estão:

  •  Manter uma alimentação saudável, com o consumo de menos industrializados;
  •  Manter o peso adequado. Cuidado com o sobrepeso e a obesidade;
  •  Não abusar do sal e condimentos prontos;
  •  Praticar atividade física regularmente;
  •  Não fumar;
  • Consumo moderado de álcool;
  • Controle do diabetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *