Qualidade de vida

Como manter a produtividade no home office

Está trabalhando em casa? Confira algumas dicas simples sobre como manter a produtividade em dia.

Em meio à crise causada pelo novo coronavírus, muitos setores continuam exercendo funções essenciais para a sociedade trabalhando normalmente.

Porém, alguns trabalhos têm a flexibilidade de poder serem feitos dentro de casa. Mais conhecida como home office, a ideia de trabalhar dentro de casa nunca foi tão recomendada, principalmente em tempos de isolamento social.

Entretanto, não é fácil manter o foco trabalhando em casa. São muitas distrações providas por um ambiente confortável e íntimo, o que pode gerar uma queda na produtividade dos colaboradores.

Por isso, trouxemos algumas dicas que, apesar de simples, ajudam a criar uma rotina de trabalho mesmo sem sair de casa. Confira:

1 – Mantenha a sua rotina organizada!

Sem ter que se preocupar com o tempo de deslocamento até o ambiente de trabalho, você tem mais tempo para levantar com calma, tomar um café da manhã caprichado e começar a trabalhar. Criar uma rotina com horários fixos melhora a sua produtividade e faz você encarar o home office com seriedade e compromisso.

2 – Escolha um lugar para organizar seu “escritório”.

O lugar em que você vai trabalhar no home office é crucial. De preferência, organize um espaço longe das áreas de descanso e lazer da sua casa. Dessa forma, fica mais fácil diferenciar os momentos de lazer e a hora de trabalhar. Opte sempre por lugares silenciosos, arejados e sem distrações.

3 – Movimente-se e se mantenha sempre hidratado.

Hidratação é tudo dentro de uma rotina de trabalho intenso e isso não muda nada no home office. Aproveite também para levantar, esticar o corpo e dar uma “voltinha” dentro de casa para evitar dores no corpo e para distrair a cabeça.

4 – Não descuide da alimentação!

Nada de almoçar na frente do computador só porque está dentro de casa! O horário de almoço é um direito de todos os trabalhadores e deve ser cumprido. Pausa para o almoço e para o café da tarde são essenciais, tanto no home office quanto no ambiente de trabalho tradicional.

5 – Mantenha o ambiente sempre organizado.

Muitos dizem que cada um encontra sentido na sua própria falta de organização, mas isso não se aplica ao home office. Estamos tão acostumados com as empresas organizadas que a bagunça dentro de casa pode gerar distrações e atrapalhar sua rotina. Mantenha a casa sempre organizada, principalmente o ambiente em que decidir trabalhar.

Com dicas simples como essas, você conseguirá trabalhar no home office de forma tão eficiente quanto se estivesse dentro da empresa.

E aí, gostou? Compartilhe com as pessoas conhecidas que também estão trabalhando de casa e vamos manter a produtividade em dia.

* Dicas inspiradas no Instagram Obvious Agency.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *