Qualidade de vida

Aprenda a cuidar da sua saúde com dicas fáceis e infalíveis

1

No mês de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional da Saúde, uma data criada para conscientizar a população sobre a importância de hábitos simples para promoção da saúde.

Levar uma vida saudável previne doenças, diminui o estresse, melhora a qualidade de vida e aumenta a autoestima. Você pode até pensar que tudo isso é impossível, que necessita de um tempo que você não tem ou possui um custo alto, que não cabe no seu bolso. Mas, é aí que você se engana, com pequenas mudanças no seu dia a dia, sua vida pode ficar muito melhor. Vamos aprender como?

 1 – Beba 2 litros de água por dia

Não há nada melhor do que matar a sede com um copo d’água, não é? A água é muito importante para manter o corpo hidratado e diminuir a retenção de líquidos. A bebida também é aliada na desintoxicação do organismo e ajuda o intestino a funcionar melhor.

2 – Durma bem

Ter uma boa noite de sono melhora em muito seu dia, além de mais disposição para as atividades, a sua concentração também aumenta. Dormir bem está entre as recomendações dos médicos para controle da obesidade e ansiedade. O recomendado é dormir, pelo menos, de 6 a 8 horas por noite.

3 – Monte pratos bem coloridos

Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Na hora de montar o seu prato, ela deve ser seguida à risca, com muitas opções de cores e variedades, deixando seu prato atrativo. Consumir diferentes tipos de legumes, frutas e verduras, aumenta a ingestão dos nutrientes que você oferta ao corpo. Como cada tipo de alimento oferece um benefício, o importante é comer de tudo, alimentos verdes, vermelhos, amarelos, sempre variando o cardápio para não enjoar.

4 – Não pule refeições

Pular refeições aumenta a chance do consumo exagerado e impensado dos alimentos, pois quanto mais fome sentimos, optamos por comer o que é mais rápido, prático e está a mão. Comer pequenas porções variadas e ofertar alimentos de 3 em 3 horas, ajuda a não sentir fome e pensar melhor nas suas escolhas. Procure ter sempre na bolsa uma fruta e oleaginosas, como castanhas, para comer entre as refeições.

5 – Não fique muito tempo sentado

Nosso corpo foi feito para se movimentar. Ficar muito tempo em uma posição pode ocasionar dores na coluna, lombar e cervical. Faça uma pausa entre as suas atividades para levantar, andar e beber água. Se, durante o dia, as atividades são tão corridas, que você nem percebe há quanto tempo está sentado, coloque o celular para despertar de hora em hora. A cada 1 hora sentado, faça uma pausa de 5 minutos para se mexer e beber água.

6 – Faça exercícios

Praticar uma atividade física é essencial. Não pense que os exercícios são importantes apenas para quem deseja emagrecer ou ficar forte. Manter uma rotina de treino, independente do que seja, como uma simples caminhada pelo bairro, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas, fortalecem os músculos e aceleram o metabolismo. A prática de atividades também está associada a melhora dos níveis de colesterol e diabetes.

7 – Tome sol

A exposição em horários apropriados ao sol, pela manhã ou final da tarde, não faz mal e auxilia na produção de vitamina D, importantíssima para saúde dos ossos. 15 minutos diários ao sol já são suficientes para saúde sem prejudicar a pele.

8 – Use filtro solar

Faça chuva ou sol, o filtro solar deve ser aplicado para proteção dos raios UVA e UVB. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mínimo indicado é 30, independentemente da cor da pele. Outro ponto crucial é a quantidade: para o rosto, por exemplo, é necessária meia colher de chá. Nuca e pescoço não estão imunes à radiação e também devem estar protegidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *