Qualidade de vida

Antes de pegar estrada revise seu veículo

Janeiro abre oficialmente a agenda de viagens, mesmo que seja um rápido bate e volta até o litoral. Mas, como é mês de crianças em casa, muitos pais conseguem marcar suas férias junto aos filhos e aproveitar o mês todinho para passear. Mas, antes de pegar a estrada, é essencial que você verifique itens de segurança do seu veículo e faça uma manutenção preventiva.  De acordo com o Instituto Scaringella Trânsito, a ausência de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a 30% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil. A pesquisa indica que 80% dos veículos que circulam pelo Brasil tem algum tipo de problema, como, pneu careca, lanterna queima, pane seca, entre muitos outros.

A manutenção preventiva, além de ser mais barata do que a emergencial também coloca em segurança você, sua família e todos os demais motoristas. E não se esqueça, alguns itens, como falta de combustível na estrada dá multa e pontos na carteira.

Acompanhe conosco o checklist para você fazer no seu veículo antes de pegar a estrada indicado pelo Institui Scaringella em parceria com o Detran.

Freios

Na hora de verificar os freios do seu veículo, peça ao mecânico para conferir o fluído. Ele deve estar no nível normal. As mangueiras também não podem estar ressecadas ou com vazamentos e as pastilhas não devem estar desgastadas, pois são elas que deixam o pedal “baixo”.

Sistema de arrefecimento

Este é o sistema responsável por não deixar seu motor superaquecer. A falta de aditivo no líquido do sistema de arrefecimento é uma das principais razões que fazem o “motor ferver”, por isso, é indicado seguir a troca no período indicado pelo fabricante e seguir as orientações básicas.

Além disso, durante sua viagem, fique de olho na temperatura no painel.

Pneus

Pneus carecas, além de ser um fator para multa ao condutor, reduzem a capacidade de travagem no asfalto, prejudicam o deslocamento em curvas e elevam o risco de aquaplanagem, pois estão sem os “sulcos” responsáveis pelo escoamento de água em dias chuvosos.

Limpadores

Mesmo que a previsão são seja de chuva, verifique as palhetas dos limpadores, se estiverem ressecadas, trocar é a melhor opção.

Sistema elétrico

O sistema elétrico do carro é composto pela bateria, cabos condutores, luzes e alternador. Antes de sair de casa, verifique a validade da bateria ou, se preferir, faça um teste autoelétrico na mecânica de sua preferência.

Outros itens essenciais para sua segurança são: faróis, lanternas, luzes das placas, luzes de ré e freio.

Combustível

Por último, mas não menos importante, está o abastecimento do veículo. Verifique se o indicador está calibrado, para não correr o risco de ficar parado na estrada. Para veículos que possuem reservatório de partida a frio, é preciso checar se ele não está vazio ou se a gasolina não está estragada.

No trânsito não tenha pressa, seja prudente e sinalize todas as manobras. Não esqueça de usar o cinto de segurança e de transportar as crianças em cadeirinha indicada para o peso e altura. Uma boa viagem começa na estrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *