Qualidade de vida

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

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Você já parou para pensar como anda sua alimentação? Você acha que está consumindo alimentos saudáveis ou deslizando um pouquinho nas suas escolhas?

Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu a data de 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação. A data surgiu em 1945 como forma de alertar a população sobre a importância da boa alimentação e os benefícios que os alimentos trazem para o corpo.

A preocupação em como a população se alimenta fez que o Ministério da Saúde elencasse dez passos para a boa alimentação. Segundo a nutricionista do Veran, Maila Tortelli, o maior erro é o consumo em exagero de industrializados e ultraprocessados. “Todos os grupos alimentares são importantes, mas, além de escolher bem o que você vai consumir, o modo que você vai preparar seus alimentos também é importantíssimo. Dê preferência a alimentos in natura e no preparo use o mínimo de óleos, gorduras, sal e açúcar”, orienta Maila.

Além de prestar atenção nestes quesitos, na hora de você encher o seu carrinho, é importante priorizar alguns alimentos e sempre lembrar de diversificar o consumo em diversos grupos alimentares. Veja alguns itens que devem estar sempre na sua rotina:

Água

O consumo em média de dois litros de água por dia auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, ajuda na absorção de nutrientes e da glicose, mantém o corpo na temperatura certa, reduz a retenção de líquidos e mantém a pele sempre bonita e hidratada.

Banana

A banana é uma fruta que encontramos o ano todo e é consumida por praticamente todos os brasileiros desde que os alimentos são incluídos em nossa alimentação. A fruta é rica em vários nutrientes, como fibras, potássio, vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12, além de cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro. Sua ingestão ajuda no combate a anemia, reduz a pressão arterial e fortalece os ossos.

Brócolis

O brócolis é uma das verduras que precisa estar sempre na sua geladeira. Consumindo apenas 100 gramas desta hortaliça, você estará ingerindo até 150% de vitamina C por dia. Além de ser rico em vitamina K, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, ele protege o organismo de inflamações, mantém a saúde dos dentes e gengivas, fígado e olhos.

Espinafre

O espinafre é um dos vegetais mais versáteis, pois pode ser consumido em pratos quentes ou frios. Sua coloração verde escura indica os altos níveis de clorofila, betacaroteno, luteína e zeaxantina, que apresentam características anti-inflamatórias e anticancerígenas.

No espinafre, você também encontrará uma grande quantidade de ácido fólico, ótimo para manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular e baixar a pressão arterial.

Oleaginosas

A ingestão diária de 67 gramas de castanhas, nozes ou amêndoas, aproximadamente duas unidades, ajuda a reduzir o colesterol do tipo LDL, conhecido como o mau colesterol e os triglicerídeos, deixando seu coração mais protegido.

Apesar de serem gordurosas, as oleaginosas possuem em sua composição as gorduras boas, que combatem o envelhecimento precoce e ainda ajudam a você fazer um lanchinho saudável na hora em que a fome apertar.

Salmão

O salmão é rico em ácidos graxos, ômega 3, proteínas, ferro e cálcio. O consumo do peixe ajuda a evitar a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos.

Semente de linhaça

Possui em seus nutrientes carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Seu uso ajuda na redução do envelhecimento celular por apresentar características antioxidantes.

Soja

O grão contém antioxidantes e possui ácidos graxos poli-insaturados. Entre seus benefícios, está a atenuação dos efeitos da menopausa e a perca de massa óssea. É uma excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas A, C, E, e do complexo B.

Tomate

A fruta é rica em potássio e vitaminas A e C. Sua composição apresenta grande quantidade de licopeno, um carotenoide que reduz os efeitos dos radicais livres e estimula o sistema imunológico. O tomate é um ótimo aliado na prevenção do câncer de próstata e auxilia no tratamento da pele, gota, reumatismo e prisão de ventre.

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