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Você sabia que a Castanha é um alimento funcional?

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As castanhas são uma semente rica em gorduras boas, minerais e com elevado valor nutritivo. Elas fazem parte da lista de alimentos funcionais, ou seja, alimentos que oferecem benefícios à saúde, além do valor nutricional básico.

Para ter seus benefícios é necessário comer regularmente. E devem estar combinadas em uma dieta equilibrada e balanceada.

No caso da castanha-do-pará, a melhor entre todas, os benefícios são variados, ela contém substâncias antioxidantes abundantes que são ótimas para o cuidado com a pele, colaboram para a imunidade diminuem o risco do câncer. Para a saúde do coração é um alimento perfeito, ajuda a baixar o colesterol, controla a pressão arterial e diminui o risco de doenças cardiovasculares. E por conter vitamina 3 e ômega-9 ajuda na memória e no raciocínio, e sua ação antioxidante protege os neurônios, prevenindo de doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson. O ideal é o consumo diário de 4 unidades.

A castanha de caju possui fósforo, nutriente importante para diminuir o risco de osteoporose e também é rica em potássio, que auxilia no tratamento da hipertensão. O consumo ideal é de 10 unidades, sem sal.

A amêndoa contribui para o emagrecimento e controla os picos de glicose no sangue. O consumo ideal é de 10 unidades.

Pistache tem cálcio e vitamina B6, ótima para os ossos e para a formação de serotonina, dando sensação de bem-estar. O consumo ideal é de 10 unidades.

Avelãs são anti-inflamatórias e ótimas para a saúde do coração. O consumo ideal é de 10 unidades.

Amendoins tem fibras e gorduras boas. O consumo ideal é de 10 unidades.

Nozes contém alto teor de magnésio que combate a fadiga e ajuda a proteger os ossos. O consumo ideal é de 4 unidades

Mas, apesar de ótimas para a saúde são altamente energéticas e calóricas. Abusar da qualidade pode acarretar problemas.

E aí, qual castanha você gosta mais?

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