Prateleira

Mel e própolis ajudam a fortalecer a imunidade

mel

Os dias mais frios do ano estão se aproximando e cuidar da imunidade é essencial para evitar gripes e resfriados. A alimentação tem papel fundamental para manutenção da saúde e reforço das defesas do corpo.

O mel e o própolis são duas substâncias produzidas pelas abelhas, mas apesar disso, elas possuem características bem diferentes.

Mel

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores processado pelas enzimas digestivas do inseto. Sua armazenação ocorre em colmeias para que as abelhas tenham alimentos durante o inverno.

Segundo pesquisas da Universidade de Oxford com mais de 1700 pessoas, o mel é um poderoso antibactericida contra sintomas de resfriados, tosses e dor de garganta.

Os benefícios do mel são estudados ao redor do mundo, estando presente nas diretrizes de saúde de alguns órgãos regulatórios. Na Inglaterra, por exemplo, ele é a primeira opção no tratamento de tosses para evitar o uso de antibióticos.

Própolis

Enquanto o mel é o alimento das abelhas, o própolis é uma substância resinosa coletado a partir das plantas, que quando misturado com a saliva das abelhas cria uma proteção para a colmeia contra o frio, fungos e bactérias.

Para o corpo humano, o própolis é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, aliado da imunidade e aliado contra irritações e dores de garganta.

O Brasil é um dos principais produtores de própolis do mundo, com mais de dez tipos do alimento. Segundo o Ministério da Saúde, estudos realizados por institutos brasileiros comprovam que o uso diário de própolis, em gotas ou spray é recomendado para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças bucais, amenizar desconfortos de faringite e amigdalite, aliviar sintomas de gripes e alergias respiratórias e auxiliar na cicatrização de queimaduras e dermatites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *