Prateleira

Cozinhar com casca vale a pena?

cozinhar-com-a-casca-adote-esse-habito

Especialistas afirmam que preparar os alimentos de outras maneiras, assados ou no vapor, preserva mais os nutrientes do que cozinhá-los na água. No entanto, se você gosta de legumes e vegetais cozidos, confira algumas dicas para tirar o melhor proveito dos alimentos.

Cozinhe os alimentos com casca!

A casca serve como uma capa de proteção, ajudando a conservar os nutrientes que seriam perdidos na água. Prefira descascar os alimentos depois de retirá-los da panela.

Evite cortes

Quando você fatia os alimentos em pequenos pedaços para cozinhá-los, permite que percam nutrientes para a água com mais facilidade. Assim, corte apenas os alimentos maiores, caso você ache que não serão cozidos por dentro. Opte apenas por um corte na metade ou corte em três pedaços grandes.

Não cozinhe demais

Quanto maior o tempo de cozimento, mais nutrientes o alimento pode perder. Por isso, não exagere. Se a textura do alimento for alterada além do esperado, ficando, por exemplo, muito amolecida, você passou da conta.

Use o mínimo de água

Coloque pouca água e mantenha a panela fechada: isso causará um efeito parecido com o do cozimento no vapor, ajudando a conservar os nutrientes.

Fogo alto

Ao grelhar carnes, comece com o fogo bem alto e só depois diminua. O contato com o calor intenso formará uma camada capaz de impedir a perda de nutrientes. Mas cuidado para não queimar!

Atenção com a geladeira

Legumes, verduras e frutas perdem nutrientes quando ficam armazenados por longos períodos. Assim, consuma esses alimentos no intervalo de uma semana. Outra dica é não guardar os restos dos legumes sem casca na geladeira. Sem a proteção da casca as vitaminas são perdidas. Opte por cozinhar todo o alimento e conservá-lo já pronto.

Reutilize a água do cozimento

Como as vitaminas ficam dissolvidas na água, nada melhor do que reutilizá-la no preparo de outros alimentos, por exemplo, no cozimento do arroz.

Gostou das dicas?

One thought on “Cozinhar com casca vale a pena?

  1. Muito obrigada pela dica! Realmente cozinhar os legumes com a casca faz sentido que as proteínas ficam conservadas ! Valeu e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *