Prateleira

Conheça os diferentes tipos de pimenta

tipos-de-pimenta

Muito utilizada na culinária nordestina, as pimentas são capazes de deixar até os pratos mais simples, com um toque sofisticado e um sabor irresistível.

A pimenta é uma planta utilizada nas cozinhas do mundo todo, seus frutos são conhecidos por trazer um sabor picante as receitas, mas os benefícios do seu consumo vão muito além do culinário.

“A pimenta tem como característica ser um termogênico natural, capaz de acelerar o metabolismo. Além disso, entre seus benefícios nutricionais estão o retardo do envelhecimento, a diminuição de taxas de colesterol e a prevenção do câncer” explica a nutricionista do Veran, Maila Tortelli.

Mas, na hora de consumir, vá com calma, pois o excesso pode irritar o estômago, originando úlceras e gastrite.

Existem diversos tipos do fruto, dos mais ardidos até os que não tão picantes. Você encontra facilmente vários tipos de pimenta em versões como in natura (fruto fresco), em conversa, grãos e pó, seu uso vai variar conforme a receita e o gosto pessoal.

Conheça alguns tipos de pimenta e suas características:

Pimenta Malagueta

Conhecida por ser uma das mais picantes, a pimenta malagueta está presente em diversos tipos de molhos e conservas.

Pimenta dedo de moça

Muitas vezes esse tipo de pimenta é confundido com a Malagueta, pelo seu formato similar. Mas, a diferença está no sabor, já que ela é mais suave, podendo ser encontrada até mesmo em doces e geleias.

Pimenta biquinho

Se você quer começar a consumir pimenta, a biquinho é uma ótima opção. Seu sabor é leve e quase não é picante. É este o tipo de pimenta utilizado no preparo do Baião de Dois, um típico prato nordestino. Além de ser facilmente vista como aperitivo e na decoração de pratos.

Pimenta Jalapeño

Certamente você já ouviu falar que os pratos mexicanos são bem picantes. A pimenta jalapeño é originário do México, e está na categoria das bem ardentes. Atualmente seu uso ficou popular em hamburguerias, que utilizam ela fresca para trazer ardência aos pratos.

Pimenta sininho/Cambuci

A pimenta Cambuci também é conhecida por sininho, devido ao seu formato. Ela tem um sabor levemente adocicado e levemente picante, combinando em muitos pratos.

Pimenta do reino

Este tipo de pimenta é o mais utilizado no Brasil, mas sua origem vem da Ásia. Encontrada nas versões branca e preta ela vai super bem carnes, suflês de legumes e até em ovos.

Pimenta calabresa

Você sabia que a pimenta calabresa é um tipo de pimenta seca e moída feita da pimenta dedo de moça? Abuse do seu uso, ela é super saborosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *