Prateleira

Conheça os benefícios da uva – Um poderoso antioxidante natural

beneficios-da-uva-veran

Graças a um programa de melhoramento genético de uvas, desenvolvido desde 1970 pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), podemos consumir uvas durante todo o ano. Mas, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a encontramos em maior abundância, variedade e doçura.

No mundo existem mais de 8 mil tipos de uvas, onde sua maioria é destinada a produção de vinhos. Entre os tipos consumidos in natura no Brasil, as chamadas uvas de mesa, estão as Vitis labrusca e Vitis vinífera, uvas doces e mais consistentes que se soltam da casca com facilidade.

A uva é uma fruta rica em antioxidantes, fibras e resveratrol, um polifenol conhecido por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e a diminuir o colesterol ruim. “Todos os tipos de uvas são uma fonte natural de antioxidantes que defendem a saúde contra os radicais e aumentam consideravelmente os antioxidantes, incluindo a glutationa, o antioxidante celular mais abundante no coração”, explica a nutricionista do Veran, Maila Tortelli.

Segundo Maila, os micronutrientes encontrados nas uvas, como os polifenóis, são conhecidos por ajudarem a reduzir os riscos de doenças cardíacas, provocando um relaxamento nos vasos sanguíneos e favorecendo o fluxo do sangue.

O consumo da fruta in natura é o melhor jeito para absorção total dos nutrientes, podendo ser consumidas com cascas e sementes, onde encontram-se a maior parte dos benefícios nutricionais. Na hora da compra, é só ficar de olho nos cachos que estão com os cabos mais verdes e firmes.

Tipos e consumo

Fonte: Embrapa

– Itália

É o tipo de uva mais conhecido no Brasil, com a casca verde-clara. Sua polpa é crocante, tem textura consistente e sementes. É indicada para molhos, salgados e doces.

– Rubi

Sua coloração é mesclada, entre o rosa e o amarelo. Tem consistência mais firme e aroma neutro, o que favorece seu consumo fresco, em sucos e geleias.

– Benitaka

É uma mutação da uva Rubi, com um tom rosado mais escuro, mais próximo ao vermelho. Seus cachos são grandes e seu consumo pode ir de pratos doces à cítricos.

– Thompson (Sultanina)

É uma das uvas de mesas mais antigas, originária do Oriente Médio. Sua principal característica é a não presença de sementes, cor âmbar, sabor neutro e polpa crocante. É usada na produção de uvas-passas e em sobremesas.

– Crimson

Seu tom é vermelho rosado, com polpa firme, crocante e sem sementes. Seu cacho é pequeno e é uma ótima opção para harmonizar com queijos, risotos e saladas de frutas.

– Niágara rosada

De sabor neutro é muito consumida no Brasil, pode ser encontrada facilmente também em sucos, sorveres e bolos, além de redução para carnes vermelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *