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Caqui: conheça os benefícios nutricionais da fruta

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Caso seja morador do Alto Tietê, já ouviu dizer que Mogi das Cruzes é a terra do caqui. Isso, porque a cidade é uma das maiores produtoras da fruta no Brasil, sendo considerada a “Capital do Caqui e da Nêspera”.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura do município, Mogi é o maior produtor paulista e nacional de Caqui, responsável por 55% de toda a produção nacional.

Apesar da produção abundante, a fruta é sazonal – encontrada entre os meses de março a agosto – e as espécies mais cultivadas na região, são: Rama Forte, Giombo e Fuyu.

Entre as peculiaridades de cada variedade estão a coloração, o formato e o processo de amadurecimento.

Benefícios Nutricionais

Segundo a nutricionista do Veran, Maila Tortelli, o caqui é fonte de vitaminas E e C, ferro, fósforo, cálcio, licopeno e betacaroteno, um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e auxiliando na defesa do organismo.

Além dos benefícios nutricionais e da manutenção da saúde, o consumo do caqui, também é importante para o bom funcionamento do intestino, saúde dos olhos, unhas, cabelos e até no desenvolvimento ósseo, retardando o envelhecimento precoce.

Na hora do consumo, é importante se atentar a quantidade de açúcar presente na fruta, a frutose. “O caqui é uma fruta doce, com alta concentração de açúcar, por isso é importante que seu consumo seja feio com moderação, principalmente pelos diabéticos. Mas, para quem não abre mão da fruta, o indicado é seguir a recomendação do consumo de três frutas diárias, intercalando o caqui com outras frutas”, orienta Maila.

Propriedades Nutricionais

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco)​

Caqui de 100 gramas

  • Calorias – 71 kcal
  • Fibras – 6,5 g
  • Cálcio – 18 mg
  • Vitamina C – 29,6 mg
  • Potássio – 164 mg
  • Fósforo – 18 mg
  • Carboidrato – 19,3 g

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