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Batata-doce X Batata comum

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A batata é um dos alimentos que mais agradam o paladar do brasileiro, podendo ser usada de diferentes formas, cozida, assada, frita, como purê e em massas. Além de sua versatilidade no preparo, existem diversas qualidades de batata, em que cada uma apresenta seus benefícios e peculiaridades.

Vamos aprender um pouco mais sobre as diferenças entre a batata-doce e a batata comum?

Segundo a nutricionista do Veran, Maila Tortelli, a composição nutricional entre as duas batatas é diferente. “A batata-doce apresenta um pouco mais de carboidrato do que a batata inglesa (comum), considerando a mesma porção de 100 g do tubérculo cozido, na batata-doce temos 24 g de carboidratos versus 18 a 20 g na inglesa. A doce também apresenta maior quantidade de fibras (2,3 g versus 1,8 g em 100 g) e alta quantidade de betacaroteno, um poderoso antioxidante que nosso corpo converte em vitamina A. Em contrapartida, a batata comum possui um pouco mais de proteína na porção e ganha na quantidade de outros micronutrientes, como ferro e potássio”, explica a nutricionista.

Comparando a quantidade de índice glicêmico (o índice glicêmico é um indicador da velocidade de transformação do carboidrato em glicose. Ele mostra o quão rápido um alimento ingerido consegue aumentar a glicemia, ou seja, a glicose no sangue) entre as duas qualidades de batatas, a doce é a que deve estar presente mais vezes em sua mesa, já que seu índice glicêmico é mais baixo, o que ajudará você a ter menos gordura corporal. Além disso, a batata-doce reúne o dobro de fibras, liberando o açúcar na circulação mais lentamente, “as fibras são vantajosas porque aumentam a sensação de saciedade, evitando, assim, ataques desenfreados de gula”, diz Maila.

Na hora de montar seu prato, nada de exageros! Seja qual for a sua escolha, os tubérculos são fontes de carboidratos e o abuso pesa na cintura. Coma, no máximo, metade de uma batata por dia.

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