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Alimentação é aliada da imunidade

alimentação e imunidade

Dia da Saúde e Nutrição, alerta para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada

Há um ano vivendo em uma pandemia, a qualidade de vida e a buscar por um estilo mais saudável entraram no cotidiano de muitas pessoas. A preocupação com a Covid-19 e mais recentemente suas variantes, trouxeram uma importante discussão, “como a alimentação pode aumentar minha imunidade? ”.

O guia Alimentação Saudável, disponível na biblioteca virtual do Ministério da Saúde ressalta a importância de uma alimentação rica em diversos nutrientes, com vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos.   

Praticamente todo nutriente pode ser retirado da alimentação, mas para isso é importante:

  • Variedade: ingerir diferentes tipos de alimentos de todos os grupos alimentares;
  • Moderação: não comer demais e nem de menos, respeite as quantidades;
  • Equilíbrio: qualidade e quantidade.

O Ministério da Saúde considera uma alimentação equilibrada, aquela que contenha variedade de nutrientes necessários, com carboidratos (fontes de energia), proteínas (construtores), gorduras (fonte de energia), vitaminas e minerais.

Escolher alimentos saudáveis para compor sua mesa, com pratos coloridos e variados é o primeiro passo para uma boa alimentação, mas tão importante quanto é o modo de preparo. “É fundamental estar atento ao preparo dos alimentos, pois ele pode mudar a qualidade das refeições. Para isso, dê preferência aos preparos in natura, cozidos, grelhados ou assados. Evite o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar, priorizando os temperos naturais”, orienta a nutricionista do Veran, Maila Tortelli.

Alimentação X Imunidade

A boa alimentação está diretamente ligada ao reforço da imunidade. Apesar de não haver um cardápio específico capaz de impedir que o corpo fique doente, fortalecer o organismo com bons alimentos favorece positivamente a saúde.

Segundo Maila, existem alimentos prós e contra a imunidade, são eles:

 Pró (a favor da imunidade)

  • Alimentos de origem vegetal como frutas, principalmente as ricas em vitamina C, verduras, legumes, leguminosas, raízes, mel e própolis.

Contra

Apesar de todo alimento ajudar na imunidade, alguns, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o nosso sistema imunológico. Vale lembrar que nenhum item é proibido, apenas que devem ser consumidos com moderação.

  • Açúcar, farinhas brancas e carnes em excesso.

Veja a seguir uma lista de alimentos para te ajudar nas escolhas conscientes na hora da alimentação:

ALIMENTOS PRÓ IMUNIDADE ALIMENTOS CONTRA IMUNIDADE
Laranja, acerola, limão, goiaba, caju, kiwi, morango e melancia;Gengibre e cúrcuma;Brócolis, couve, cenoura, batata doce, inhame, alho e cebola;Castanha de caju, semente de linhaça, castanha-do-brasil, amendoim, amêndoas, cereais integrais e leguminosas, como feijões, lentilhas e farinha de soja;Bife de fígado, carne vermelha e ovos e iogurte. Carnes gordas (como costela e picanha), bacon;Alimentos processados, salgadinhos, bolacha recheada;Doces e açúcar refinado;Refrigerante;Frituras.  

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