Prateleira

A pizza e a regionalidade no Brasil

Dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza e com certeza pedir uma pizza quentinha e saborosa é escolha certeira na hora de matar a fome. A versatilidade de ingredientes agrada todos os paladares, indo do prato principal a sobremesa. Muito popular nos lares brasileiros a pizza não nasceu na Itália, como muitos imaginam. Sua origem data de pelo menos 6 mil anos atrás, acredita-se que os egípcios foram os primeiros a misturar água com farinha, criando o pão de Abrahão, muito similar ao pão sírio. Com o passar dos anos a receita foi se adaptando até chegar ao tipo de massa que conhecemos hoje, que pode ser mais fina, média e até grossa. Os italianos levaram a fama na produção da iguaria pelo uso do tomate, que hoje é indispensável na produção do prato. Outra diferença entre a pizza que conhecemos aqui para a italiana é o modo de servir. No Brasil, a pizza em sua versão tradicional tem oito pedaços, já na Itália, ela é individual, sendo um pouco maior que o diâmetro de um prato.

Segundo a Associação Nacional de Restaurantes, no Brasil a pizza é tão popular que existem mais de 50 mil pizzarias espalhadas por aí, mas até os anos 1950 as pizzarias eram exclusividade das colônias italianas. Hoje, as pizzarias estão em todos os locais, abrem de segunda a segunda e adaptaram-se ao gosto do cliente com o passar do tempo, tanto no quesito da massa, como no recheio.

São Paulo é a capital com mais pizzarias abertas e a pizza campeã de venda é a clássica muçarela. Entre os sabores exóticos que agradam a clientela estão sushi e hot dog. Já o Rio de Janeiro é campeão em pedidos de pizza doce, chegando a representar até 30% do faturamento mensal, e entre os sabores diferenciados está a pizza de petisco, criada para ser degustada a beira mar com cerveja gelada. Os cariocas também costumam comer pizza com ketchup, o que para nós, paulistas, é um hábito um pouco estranho.

No nordeste do país os peixes e frutos do mar estão também na pizza.  Sabores como camarão e frutos do mar são a preferência da região. O Sul também se caracteriza pela regionalidade nas suas receitas, criando a pizza de churrasco, com opções de coração de galinha, costela e até carpaccio.

Sabores clássicos como calabresa, marguerita, frango com catupiry e portuguesa nunca saem de moda e estão entre as mais pedidas no Brasil. Então você já sabe, quando quiser acertar no pedido para agradar a família e os amigos, aposte no clássico!

Se você ficou com água na boca só de ler e pensar em pizza, dê uma passadinha hoje mesmo nas lojas e boa apetite!

 

Pizza Da Hora Veran

Funcionamento: Segunda a sábado, das 15 às 22h.

Domingo e feriados, das 15 às 20h. (Exceto loja 13:  AV. Nove de Julho, 328 Centro – Poá SP e Loja 14: Av. Francisco Rodrigues Filho, 268 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes – Fechadas)

 

Loja 2: Av. Benjamin Constant, 894 Suzano – SP

Loja 6: Av. Estrada do Lageado, 118 Guaianases – SP

Loja 7: Av. 26 de Março, 187 Poá – SP

Loja 8: Rua Schwartzmann, 246 Brás Cubas – SP

Loja 9: Rua Dolores de Aquino, 1925 Jundiapeba – SP

Loja 10: Rua Tito Temporim, 162, Ferraz de Vasconcelos – SP

Loja 11: Rua Otavio Rodrigues Barbosa, 219 Ferraz de Vasconcelos – SP

Loja 12: Praça Padre João Alvares, 218 Itaquaquecetuba – SP

Loja 13:  Av. Nove de Julho, 328 Centro – Poá – SP, 08550-100

Loja 14: Av. Francisco Rodrigues Filho, 268 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes – SP, 08773-380

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *