Economia domestica

Você sabe o que é consumo sustentável?

O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais para sua produção, que garantiram também emprego decente aos que os produziram e que ao final de seu uso serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

Esse termo significa também comprar só aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Ou seja, consumindo de forma responsável, com consciência de que tudo o que se obtém tem consequências ambientais e sociais. Isso garante o fim do desperdício.

Outro fator importante é sempre privilegiar produtos e empresas responsáveis. Assim, a partir do consumo consciente, a sociedade envia um recado ao setor produtivo para que sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam os impactos negativos.

A ideia não é frear o consumo, pois este fortalece a economia. No entanto, é uma oportunidade de abandonar o consumo exagerado e consumir em harmonia com o meio ambiente, a saúde e a sociedade. E aí, vamos fazer isso juntos? Vamos começar devagar, faça uma lista de tudo o que compra por mês, o que realmente usa e o que jogou fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *