Economia domestica

Água – Use De Maneira Consciente

torneira

No dia Mundial da Água, 22 de março, reflita sobre a importância de não desperdiçar

Cozinhar, lavar louça, tomar banho, escovar os dentes e até tomar um copo geladinho de água são atividades rotineiras, estão presentes em vários momentos do nosso dia e nos acompanharão por toda a vida. Mas, o que talvez você não tenha percebido é que todas elas precisam de água para serem realizadas.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para consumo e higiene, cerca de 3,3 mil litros de água por mês. Porém, no Brasil esse consumo é bem maior, podendo a chegar 200 litros por dia, principalmente em locais de muito calor, conforme dados da Sabesp.

A água é essencial para vida e por ser um recurso finito, que pode acabar, precisamos usá-la com sabedoria, ajudando ao meio ambiente e também na economia doméstica.

Novos hábitos

Mudar alguns hábitos na forma de consumir água pode não ser tarefa fácil, principalmente nos primeiros dias, mas é tudo uma questão de adaptação.

O G1, disponibiliza em seu portal, a Calculadora do Consumo de Água, onde você consegue calcular o consumo individual de água por dia. A calculadora é bem simples de ser usada e com essa visão mais ampla de consumo é possível identificar onde está desperdiçando e ajustar o seu consumo.

Como economizar

Medidas simples, fáceis de serem feitas por toda a família, podem ser colocadas em prática para evitar o desperdício.

Veja algumas dicas da Sabesp:

Banho

Um banho de ducha por 15 minutos gasta em média 135 litros de água. Mas, se você reduzir o tempo para cinco minutos, tempo suficiente para higienizar o corpo e, fechar o registro enquanto se ensaboa, o seu consumo será de apenas 45 litros, o equivalente a economia de 360 copos com 250 ml de água.

Lavar o rosto

Nada mais gostoso do que acordar e lavar o rosto não é mesmo? Mas, em apenas um minuto com a torneira aberta você gasta 2,5 litros de água. Não demore!

Escovar os dentes

Escovar os dentes com a torneira ligeiramente aberta por 5 minutos gasta em média 12 litros de água, mas se você só abri-la para molhar a escova e enxaguar a boca com um copo de água, o consumo despenca para apenas meio litro de água.

Dar descarga

Pensando em economia e redução de gastos de água, há 20 anos surgiram no mercado de material de construção os vasos sanitários ecológicos que gastam apenas 6 litros por descarga, além de opções com caixa acoplada com mecanismo duplo. Opções como essas por si só já reduzem muito o consumo de água no banheiro comparado as válvulas, que quando acionadas por apenas seis segundos gastam aproximadamente 12 litros de água e, se ela estiver com problemas, o consumo pode saltar para até 30 litros por acionamento.

O ideal é sempre que possível substituir os vasos por mais modernos e econômicos, o que a médio e longo prazo gera uma economia incomparável na conta, valendo o investimento. Mas, além disso é importante não usar o vaso sanitário como lixeira, evitando jogar qualquer objeto como papel higiênico, pois além do uso de água ser maior, também evita entupimentos.

Reaproveite água

Você já pensou em reaproveitar a água da lavagem de roupa? É isso mesmo, a água que sai da sua máquina de lavar e até mesmo que fica no seu tanque, pode ser utilizada para lavagem de quintal, calçada e até para descarga.

Usar a água de chuva também é uma ótima opção de reaproveitamento e economia. Com a água de chuva você pode: molhar as plantas, lavar o carro e até ter sistemas residenciais para reaproveitamento nas descargas.

Ponha em prática

Neste Dia Mundial da Água reflita como é o consumo na sua casa, faça uma lista de soluções práticas de serem inseridas no dia a dia, como o reaproveitamento da água da lavagem de roupa, varrer a calçada no lugar de lavar com mangueira e diminuir o tempo de banho. Quando todos pensamos e agimos de maneira consciente, estamos fazendo grandes mudanças!

One thought on “Água – Use De Maneira Consciente

  1. É então… concordo…aqui na minha rua está com vazamento de água já a mais de sete dias já ligamos mais de cinco vezes na Sabesp e nada …isso é um absurdo não acham ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *