Economia doméstica

Água e luz: combatendo o desperdício

torneira

O desperdício de água e energia representa um dos maiores riscos para o meio ambiente. Quando exageramos no banho ou passamos muito tempo com o ar condicionado ligado, estamos desperdiçando as reservas ecológicas e naturais do nosso país.

A luz e a água são recursos que estão diretamente interligados. Principalmente se considerarmos que as usinas geradoras de quase toda a eletricidade consumida no Brasil são hidrelétricas e dependem diretamente da água para funcionar. Portanto, quem economiza água está ao mesmo tempo economizando luz, e vice-versa. E ainda há um ponto de fundamental importância a ser lembrado: luz e água são energias finitas!

Embora a quantidade de água no planeta impressione, um bilhão, trezentos e sessenta milhões de metros cúbicos, isso não significa que devemos nos despreocupar com essa substância que é a base da vida. Conforme dados do International Hydrological Programme da UNESCO, a água doce de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos, representa apenas 0,3% do total do volume de água. Devido à poluição dos rios e do solo, além do crescimento populacional e das atividades humanas, esse pequeno percentual está diminuindo.
Combater a perda desses recursos deve ser uma das diretrizes da sociedade moderna. Mas muito mais do que consumo consciente, é preciso uma mudança de hábito da população. A prática de atitudes diárias de combate ao desperdício de água e luz preserva os recursos naturais, evita problemas de abastecimento, além de contribuir para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *