Dicas de beleza

Xô pelos – Conheça métodos de depilação

depilacao-xo-pelos

Manter a pele lisinha e livre dos pelos faz parte da rotina de beleza de muitas pessoas. Apesar das mulheres serem a maioria na procura por produtos e serviços para eliminação dos pelos, a cada ano a procura por depilação também aumenta por parte dos homens.

São vários tipos de técnicas e métodos para acabar com os pelos indesejados e, cada um é indicado para um tipo de pelo, pele e rotina.

Depilação ou Epilação?

Você sabia que o nome dado a forma como você elimina os pelos é diferente?

A depilação é quando você remove a parte externa do pelo, ou seja, apenas a parte que está visível. Entre os métodos utilizados nesta técnica estão: lâmina de barbear e cremes depilatórios.

Já a epilação remove os fios por completo, desde a raiz. Para esta técnica, os métodos mais comuns são: pinça, cera e o laser.

Qual o melhor método?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia tanto a depilação como a epilação são eficazes na remoção dos pelos. A escolha de qual método é o melhor vai depender da necessidade de cada pessoa e tipo de pele. Porém, é importante saber que todas as técnicas causam pequenas lesões na pele, sendo importantíssimo mantê-la hidratada.

Lâmina

A lâmina de barbear pode ser usada em todas as áreas do corpo, com exceção do rosto. É um dos métodos mais rápidos e baratos de cortar o pelo, além de ser indolor.

Cera

A cera foi durante muitos anos a técnica mais procurada pelas brasileiras. A técnica com cera quente ajuda a dilatar os poros, facilitando a remoção dos pelos. Já a cera fria é mais indicada para áreas resistentes, por conta da sua aderência a pele, como em pernas e braços.

Pinça

Indicada para áreas pequenas, como as sobrancelhas, a pinça retira os fios um a um pela raiz.

Creme depilatório

Os cremes depilatórios são uma ótima opção para quem busca uma depilação rápida e indolor. Mas, por se tratar de um produto químico, antes de sair espalhando por todo o corpo é fundamental fazer um teste numa região pequena antes, para verificar possíveis alergias ou irritações.

O creme tem como principal ação a quebra do pelo muito próximo a raiz. Para áreas sensíveis, como buço e região íntima, procure por cremes específicos para essas regiões.

Laser

O Laser ganhou o mercado brasileiro, principalmente pela sua eficiência a longo prazo e em muitos casos até definitivo, onde o pelo não nasce mais!

Existem diversos de laser, que podem ser mais eficientes conforme o tipo, espessura, coloração do pelo e até no tom da pele.

É o método mais caro e muitas vezes pode ser incomodo ou dolorido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *