Dicas de beleza

Sem dramas no inverno! Saiba como cuidar da pele nas baixas temperaturas

problemas-com-a-pele-no-inverso

 

O inverno se adiantou e junto com as baixas temperaturas vêm os problemas na pele: pele ressecada, lábios rachados e outros dramas comuns desta estação. Veja os principais dramas e como resolvê-los.

Pele ressacada

Com a queda das temperaturas, a hidratação da pele cai também. Isso acontece porque a produção de sebo natural diminui e a redução do suor também leva a desidratação.

Mas a principal causa é devido às mudanças no nosso comportamento, pois tomamos banhos mais demorados e quentes, o que retira a camada protetora da pele e a água ali presente evapora mais.

Para evitar esses problemas, tenha atenção no banho. O ideal é não tomar banhos tão quentes e utilizar sabonetes com ação hidratante. Além disso, abuse dos hidratantes corporais, pode aplicá-los até duas vezes ao dia.

 

Lábios rachados e ressecados

Os lábios são uma das partes do corpo que mais sofrem com as mudanças climáticas, pois não têm umectação natural, por serem uma pele mais fina, sem glândulas sebáceas.

Para manter os lábios hidratados o ideal são hidratantes próprios ou produtos com base de dexpantenol. E é também preciso resistir à tentação de molhar os lábios com saliva, pois ela só ajuda a ressecar e irritar mais a pele.

Descamação

A descamação comum nos dias frios também tem como causa a falta de hidratação. As camadas da pele, quando ressecadas, desprendem com mais facilidade, o que causa o ressecamento. A receita é a mesma, hidratação.

Coceiras e alergias

O ressecamento traz mais problemas, a coceira e as alergias. Devido ao fato de a pele estar mais seca, ocorre um estado leve de inflamação microscópica, o que a torna mais irritável.

Além disso, o ressecamento da pele acaba com a nossa proteção natural contra uma série de agentes externos, o que leva a casos de alergias localizadas, com coceira, vermelhidão e queima. Outro motivo são os ambientes pouco arejados, já que as janelas ficam mais fechadas.

Lembre-se, quanto mais hidratada a pele, mais forte é a barreira de proteção. E quanto mais se coça, mais se irrita a pele, o que leva a mais coceiras e mais alergias.

Micoses

Pelo clima frio ficamos com mais meias nos pés, e este ambiente quente e úmido é propício para o aparecimento de micoses nas unhas e entre os dedos do pé. A receita é secar bem os pés, garantindo que não estejam úmidos quando se colocar meias e sapatos fechados. Além disso, opte por meias de algodão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *