Dicas de beleza

Renove a pele do rosto com esfoliação

esfoliação-rosto

Você já ouviu falar que ao longo do dia a pele do rosto acumula sujeira? Você pode não perceber olhando no espelho, mas, produtos como, protetor solar, cremes, maquiagem e até mesmo a poluição, favorecem a obstrução dos poros e o acúmulo da oleosidade, contribuindo para o aparecimento de acne e marcas de expressão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o principal cuidado com o rosto começa na limpeza. O uso de sabonete ou gel de limpeza, próprio para o seu tipo de pele, duas vezes ao dia, de manhã e noite, auxilia a manter uma pele, além de limpa, propícia a receber todos os nutrientes que precisa.

Com a pele limpa, é hora de pensar na renovação celular. A pele humana é formada por três camadas, epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada externa da pele, e ela está sempre se renovando, trocando as células mortas por outras novinhas em folha. Porém, com o passar dos anos, essa renovação natural fica mais lenta, e nós podemos ajudá-la com a esfoliação.

O ato de esfoliar a pele do rosto proporciona uma renovação celular, amenizando pequenas manchas e marcas de expressão. Mas, antes de sair esfoliando seu rosto é preciso identificar o seu tipo de pele.

No geral, peles oleosas, podem ser esfoliadas três vezes por semana, peles normais a mistas, duas vezes e sensíveis, uma vez a cada quinze dias.

Esfoliar demais a pele, pode causar o efeito contrário, criando rachaduras que podem inflamar e ajudar na perca de hidratação. Além disso, se você tiver acne, ela pode piorar o quadro de dermatite, deixando a pele mais grossa e áspera, no lugar de lisa de uniforme.

Para ajudarmos nesta missão de renovação da pele rosto, mas sem gastar muito com dermocosméticos, separamos algumas receitas caseiras que você pode fazer com produtos do seu armário da cozinha. Vamos a eles?

Esfoliação Caseira

Pele Oleosa

  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares vá esfoliando o rosto levemente para não machucar a pele. Em seguida, massageie, enxague com bastante água e para finalizar, passe uma loção para hidratar.

Pele Seca

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e aplique no rosto com movimentos circulares, esfoliando a pele por até três minutos. Para uma melhor absorção, você pode deixar a misturinha na pele por alguns minutinhos antes de enxaguar.

Pele sensível

  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 2 colheres (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares, passe no rosto, deixei agir por 5 minutos e enxague com bastante água.

Esta mistura é mais suave e por isso é recomendada para a pele sensível, pois a aveia ajuda a nutrir a pele.

Todos os tipos de pele

  • Meio mamão
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal

Amasse o mamão e misture com o açúcar. Com movimentos leves e circulares massageie todo o rosto por até cinco minutos e retire com bastante água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *