Dicas de beleza

O que é e como funciona o cronograma capilar

Quando os cabelos estão danificados – seja pela ação dos raios solares ou por processos químicos –, a aparência que os fios ganham não é das melhores. Além de desbotarem, também é comum ficarem opacos, quebradiços e podem cair muito mais do que o normal. Nesses casos, é necessário redobrar a atenção e o cuidado para retomar a beleza e a saúde dos fios.

Uma das melhores estratégias e que está bastante popular nos últimos tempos é o cronograma capilar, cujas etapas são nutrição, hidratação e reconstrução, nesta ordem. Mas engana-se quem pensa que o cronograma capilar é uma receitinha pronta – vai depender muito da necessidade de cada cabelo. Alguns vão precisar só da nutrição e hidratação, outros, só de hidratação e reconstrução, e por aí vai.

Por isso, vamos explicar a seguir cada uma das etapas e para quais casos são mais indicadas. De qualquer forma, é sempre necessário dar pelo menos uma semana de descanso aos cabelos entre uma aplicação e outra. Donas de cabelos com muita química se dão bem com o cronograma completo.

Bom, vamos às etapas:

  1. Nutrição

A nutrição no cronograma capilar serve para devolver a camada lipídica que foi retirada dos fios pela química ou pela desidratação profunda. Se você está sentindo seus fios sem brilho, opacos e sem movimento, esse passo é para você. Abuse de máscaras com óleos de girassol e calêndula.

  1. Hidratação

A hidratação no cronograma capilar serve para a manutenção dos cabelos ressecados que não estejam danificados – isso para manter a hidratação natural dos fios. Se você costuma ficar com os cabelos expostos ao sol ou a qualquer outra agressão externa, é bom fazer hidratação. Máscaras com glicerol, dexpantenol e ácido hialurônico são as mais indicadas.

  1. Reconstrução

A reconstrução é importante para recuperar a massa capilar perdida em procedimentos com química. Quem costuma pintar os cabelos com frequência deve focar neste passo! Agora, se o seu cabelo é virgem, não precisa se preocupar com a reconstrução. Procure máscaras com aminoácidos, sais minerais e queratina na perfumaria mais próxima.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *