Dicas de beleza

Cuide de sua pele e cabelos neste inverno

beleza_pele-e-cabelo-inverno

O inverno chegou e nos trouxe baixas temperaturas, clima seco e ventos gelados. Com tal mudança climática, pele e cabelos podem apresentar alterações como, por exemplo, o ressecamento. Para diminuir os danos trazidos pelo frio, tomar alguns cuidados pode ser essencial.

Cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de cuidados em todas as estações do ano. Uma coisa simples, mas que faz toda a diferença nos cuidados da pele é o banho com água quente. É relaxante tomar um banho quente após um dia frio e cansativo, certo? Porém, no inverno, é preciso tomar cuidado com este hábito, uma vez que a água quente elimina a lubrificação natural da pele, contribuindo para o ressecamento e a desidratação.
O principal cuidado com a pele no inverno deve ser a hidratação, que é geralmente feita com cremes e loções logo após o banho, quando a pele absorve melhor o produto. Cotovelos, pés e calcanhares não podem ser ignorados. Fazer o uso de protetor solar na pele do rosto, que é a mais exposta em qualquer estação do ano, e fazer o uso de hidratantes labiais como a manteiga de cacau são cuidados recomendados para evitar o ressecamento.

Cuidados com os cabelos

Quem disse que é só a pele que precisa de cuidados? Os cabelos não ficam atrás neste aspecto! Confira algumas alterações que acontecem com os fios nesta época e o que fazer para cuidar deles:

Uso de água quente

O banho de água quente é um dos principais inimigos dos cabelos no inverno. Além da desidratação dos fios, pode causar o aumento da queda e provocar descamação no couro cabeludo, que pode ser facilmente confundida com caspa. Usar água morna nas lavagens e hidratações semanais com um creme específico para seu tipo de cabelo é essencial.

Oleosidade

O aumento da oleosidade dos cabelos é comum no inverno por conta do aumento de uso de chapéus, boinas, lenços e gorros. Por isso, fazer uso de cremes e condicionadores mais leves, além de desembaraçar os fios com cremes sem enxágue pode reduzir o problema.

Dormir com os cabelos molhados e uso do secador

Dormir com cabelos molhados, além de deixar os fios úmidos, pode torna-los fracos e quebradiços. O uso de secador deve ser feito com cuidado, pois pode, também, contribuir para o enfraquecimento dos cabelos. Para evitar isso, aplique um protetor térmico ou um reparador de pontas para protegê-los.

Um cuidado em comum

Pele e cabelos possuem um cuidado necessário em comum não apenas no inverno, mas em qualquer estação do ano: a ingestão de água. No inverno, muitas pessoas tendem à reduzir o consumo de água e isso pode ser primordial para a hidratação da pele e dos cabelos.
Seguindo estas dicas, você pode cuidar de você e aproveitar apenas as delícias da estação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *