Dicas de beleza

Os inimigos da beleza

veran_post_blog_inimigos_da_belexa_03out

Alimentos inimigos da beleza

Uma das maiores preocupações – especialmente das mulheres – em relação à beleza é o cuidado com a pele. Além de produtos para o tratamento e limpeza correta, também é importante que uma dieta balanceada seja considerada. Mas com tudo isso ainda existe alguns alimentos que agravam problemas crônicos na derme como acne ou até envelhecimento precoce. Confira aqui os principais vilões da sua pele na alimentação:

 Bebidas Alcoólicas

Você se sente estranho quando está de ressaca? A biologia explica: O álcool provoca a perda de água do organismo, e consequentemente deixa a pele desidratada, sem elasticidade e com aspecto envelhecido. E não são apenas esses fatores. O álcool também facilita o aparecimento de rachaduras na pele, deixa o cabelo e unhas mais quebradiços, aponta a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp em entrevista ao portal IG.

 Açúcar

“O açúcar aumenta o nível da glicose no sangue e esta se liga às proteínas responsáveis por manter a elasticidade e a firmeza da pele, impedindo que cumpram plenamente suas funções”, explica Marcela. Os doces também agravam casos de acne, além de causar dependência.  A nutricionista Paula Castilho também alerta: “Ele inibe a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais; agride o intestino, aumentando o número de bactérias e fungos no organismo; e pode causar inflamações”.

 Sal

O sal, além de aumentar a retenção de líquido do organismo, que gera inchaço, também agrava a celulite. O sal iodado também cria bolsas embaixo dos olhos, agrava a acne e ainda acelera o envelhecimento da pele, revela Marcela. Os malefícios do sal em excesso também causam outros problemas de saúde como hipertensão e propensão à formação de pedras nos rins.

Embutidos

Os alimentos “frios” como salame, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos. De acordo com Marcela Frias, essas substâncias “promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce”. E não é só a pele que sofre: as substâncias presentes nos embutidos também deixam cabelos e unhas quebradiços, pois contém alta concentração química, que o corpo tem dificuldade em expelir no dia a dia.

 Café

Outra bebida que é melhor não exagerar é o café, o excesso favorece o aumento dos níveis do hormônio cortisol no organismo, explica Marcela, o que leva ao envelhecimento da pele e à desidratação. A nutricionista Paula Castilho diz que o café é vasoconstritor, “ou seja, diminui o calibre das artérias, favorecendo a má circulação, o que contribui para a formação de celulite”.

Todo exagero é desaconselhável à saúde, mas em casos específicos, procure um dermatologista e uma nutricionista para adequar a sua dieta e rotina de tratamentos para manter sua pele saudável em todas as idades. Também não se esqueça: oito copos por dia de água é a recomendação para prevenir boa parte dos problemas citados acima, facilitando a eliminação das toxinas que prejudicam a pele e o organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *