Acontece no Veran

A sensibilidade feminina entre os lideres

dia-da-mulher

Março é considerado o mês das mulheres, em função da comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, conversarmos com a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente geral do Veran: Elaine de Oliveira Souza Santos.

Ela ingressou no Veran muito jovem. Aos 17 anos era balconista do setor de frios, depois assumiu o cargo de subencarregada e gerente de frios até que, em 2008, viu no Programa Trainee do Veran a oportunidade de se inscrever para o processo seletivo de gerente substituto. Após meses de imersão em todos os setores da loja, Elaine foi uma das finalistas do programa, conquistando o cargo de gerente substituta. Além do novo cargo, assumiu também a responsabilidade pelo setor de frios e açougue onde ficou até 2011, quando foi promovida a gerente geral da loja 3 (Cardoso Siqueira) em Mogi.

Ao longo dos anos, a gerente já comandou 5 lojas do Veran (Cardoso Siqueira, Marques Figueira, Brás Cubas, Benjamim Constant, e Poá). Atualmente, ela gerencia 140 colaboradores tendo em mente a importância do cargo. “Me sinto na obrigação de ser uma excelente gerente para servir de espelho aos demais colaboradores do Veran. Entre as várias responsabilidades que temos no operacional, a maior é cuidar dos colaboradores, considerados um patrimônio enorme. São eles que fazem a loja funcionar, o sucesso da equipe no geral depende de cada um. Eu preciso estar a par de tudo para incentivá-los e mostrar a eles que todas as dificuldades podem ser superadas”, avalia.

Elaine acredita que, por ser mulher, sua gerência pode ser um pouco diferente dos demais colegas, sendo mais detalhista e sensível. Fora esses pequenos diferenciais, Elaine não acredita haver diferença entre os sexos, pois para ela todos são capazes de exercer qualquer função. “No começo algumas pessoas não estavam acostumadas com uma mulher líder em um supermercado, me olhavam com uma certa desconfiança, mas eu nunca dei liberdade para que ninguém duvidasse do meu trabalho e sempre me esforcei para fazer o melhor e conquistar tudo por mérito próprio. Apesar de sermos mais sensíveis, o importante é não deixar transparecer, ser firme, porém educada; forte, porém atenciosa e fazer tudo com dedicação”, diz a gerente.

Com uma rotina intensa, Elaine chega ao Veran às 7h30 para acompanhar a abertura da loja. “Quando chego, vejo se todos os corredores estão preparados para a loja abrir e faço questão de cumprimentar todos os colaboradores. Durante o dia, a rotina segue com o controle geral da loja, faturamento, despesas e entrega de metas, até às 19h, quando encerro meu expediente”.

Apesar da rotina corrida, ela não abre mão de algumas tarefas do dia a dia na sua vida pessoal. Casada e mãe de três filhos, Elaine arruma tempo para conferir as lições de casa diariamente, conversar com os filhos e ir à Igreja. Para este ano, entre seus projetos está o início de um novo curso.

“Sou muito feliz com o meu trabalho, pois amo o que faço, sempre tive o apoio de muitos colegas de trabalho que me incentivaram a chegar a gerência. Quando fui promovida, assumi a responsabilidade de fazer tudo certo, para mostrar a todos a capacidade da mulher”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *