Acontece no Veran

Poá tem a maior encenação ao ar livre da “Paixão de Cristo”

veran-blog-passos-da-paixao

No próximo dia 19 de Abril, Sexta-feira Santa, a cidade de Poá sediará a 20ª edição da encenacão “Passos da Paixão”, promovida pela Associação Cultural Opereta.

Encenada desde 2000, a peça surgiu a partir de um convite feito pelos padres das Paróquias N. Sª de Lourdes e N. Sª de Fátima, de Poá, para contarem a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Com o passar dos anos, a apresentação se desvinculou de uma atividade desenvolvida pela Igreja Católica e se tornou um projeto sociocultural e artístico para o grande público. “Em 20 anos, o evento cresceu em tamanho de produção. São cerca de 60 pessoas só no elenco, mais 60 na equipe de produção (incluindo direção, figurino, cenografia, técnica, divulgação, entre outras funções) e mais 20 no apoio geral. Hoje, podemos dizer que o público sempre vai encontrar novidades na riqueza de detalhes, valorizando o processo de preparação, que, para nós, é tão valioso quanto o dia do espetáculo”, conta Delcimar Ferreira, da Opereta.

No dia 19, a Opereta espera receber dez mil pessoas na Praça de Eventos em Poá para acompanhar a história mais conhecida do mundo. O público poderá ver em três palcos, interligados por passarelas, o intenso trabalho de preparação dos atores, cenários e figurinos e da equipe de comunicação, que está em processo desde janeiro, durante cinco dias por semana.

Este ano o tema da encenação será o “Povo Brasileiro” e a apresentação será inclusiva, com a presença de intérpretes de Libras. Além disso, em comemoração aos 20 anos do espetáculo, dentro do Pavilhão José Massa, haverá uma exposição fotográfica com a história do espetáculo.

A apresentação acontecerá no dia 19 de abril, às 20 horas, na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, no Centro de Poá. A classificação é livre e não há a necessidade da retirada de convites.

 A Opereta e o Passos da Paixão

Completando 25 anos de fundação em 2019, a Associação Cultural Opereta é uma instituição cultural mantida por voluntários que se dedicam ao objetivo de oferecer oficinas e cursos de iniciação artística à comunidade poaense e do Alto Tietê.

“Passos da Paixão não busca apenas formar artistas, mas seres humanos, a partir do convívio em grupo e do enfrentamento das dificuldades ou problemas. O projeto propõe o encontro de diversas pessoas, de diferentes faixas etárias, gêneros, classes sociais e ideologias políticas e religiosas e a possibilidade de, juntos, se empenharem por um mesmo ideal: a construção de um belíssimo e grandioso espetáculo teatral”, explica Delcimar.

Diretamente, o projeto propicia o contato com a manifestação cultural para cerca de 150 pessoas. Adolescentes, jovens, adultos e idosos do Alto Tietê, e até de São Paulo, que compartiham o interesse pelo teatro popular. Este público é formado, em sua maioria, por estudantes, além de dançarinos, músicos, atores amadores, educadores, donas de casa, motoristas etc.

Indiretamente, no dia da única apresentação, o público estimado já alcançou doze mil pessoas, entre turistas vindos de cidades das regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Baixada Santista.

2 thoughts on “Poá tem a maior encenação ao ar livre da “Paixão de Cristo”

  1. Meu nome e Neide Xavier, faco parte do elenco do
    Passos da Paixao. Foi uma mudanca incrivel na minha vida. Entrei para fazer o Passos ano passado e quero fazer sempre. E maravilhoso esse projeto. Me sinto feliz e realizada!

  2. Uma peça linda que mexe com a comunidade. Fala sobre atualidade e ensina. Consegue todos os anos contar a mesma historia com um foco diferente, mas sempre o mesmo… O ser humano! Simplesmente incríveis. ❤❤❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *