Acontece no Veran

O farmacêutico e a promoção da saúde

blog_veran_farmacia

No dia 20 de janeiro é comemorado em todo Brasil o Dia do Farmacêutico, um profissional essencial para o funcionamento de todas farmácias. Conversamos com a farmacêutica da Loja 2 do Veran (Suzano – Benjamim Constant) para explicar a importância do ofício.
A profissão de farmacêutico é uma das mais antigas. Há milhares de anos, os chineses buscavam a cura de doenças por meio de extrato de plantas e até pele de animais. Atualmente, no Brasil a profissão é exercida em mais de 70 diferentes áreas, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Porém, são nos balcões das farmácias que mais conhecemos esse profissional.
Paola Cássia dos Santos trabalha há 8 anos no Veran como farmacêutica e conta como é o seu dia a dia. “Uma das principais funções do farmacêutico é orientar o uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico, a posologia, indicar como o medicamento deve ser tomado, principalmente quando o paciente faz uso de outros medicamentos”, explica Paola.
Porém, além da assistência farmacêutica, segundo Paola cabe ao farmacêutico também a orientação, atendimento e se inteirar de todo o funcionamento da farmácia, como controle de estoque e ajudar nas promoções dos medicamentos diretamente com o marketing do Veran. Alguns serviços oferecidos pelas farmácias também só podem ser executados pelo farmacêutico, como a aferição de pressão e a perfuração da orelha.
“Nos últimos anos, a profissão do farmacêutico passou a ser muito mais valorizada. Hoje, os clientes entram na loja e perguntam do farmacêutico, pedem orientação dos medicamentos e já não compram remédios para automedicação como acontecia antes, quando era permitido vender antibiótico sem receita. O hábito mudou, o cliente conta o que está sentindo e podemos orientar para um analgésico ou anti-inflamatório”, esclarece a farmacêutica.
Desde 2010 a venda de antibióticos só acontece com a retenção de uma via da receita em farmácia, com validade de 10 dias. A medida foi tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes aos antibióticos devido ao uso excessivo do medicamento. “O uso do antibiótico sem necessidade deixou nosso organismo resistente ao remédio e quando precisamos do medicamento ele pode não fazer mais efeito, pela resistência da bactéria”, conta Paola.
Quando você for comprar seus medicamentos no Veran, não deixe de olhar o tabloide de ofertas e ver as promoções de perfumaria e suplementos vitamínicos. Na Farma Veran você também encontra os serviços de aferição de pressão, teste glicêmico, aplicação de injetáveis, perfuração da orelha e farmácia popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *