Acontece no Veran

Doe sangue, salve vidas!

acontece_doesangue-710x451

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar e lembrar as pessoas da importância desse gesto tão simples, onde uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
A encarregada de recepção do hemocentro de Suzano, Juliana Candido Salvador, explica que durante os meses de julho e dezembro os hemocentros sentem uma baixa nas doações. “Nos meses de julho e dezembro temos uma doação diária que varia em torno de 30 pessoas, enquanto nos demais meses as doações dobram, sendo até de 60 por dia”, conta.
Com baixa nos estoques de sangues O + e O -, Juliana conta que os sangues que são doadores universais são o que tem mais saída.
Além de ajudar quem precisa, doar é um processo rápido, não ultrapassa 50 minutos. “Os interessados devem procurar o hemocentro com boas condições de saúde, preencher a ficha de doador e passar pela triagem com a enfermeira. Estando tudo certo, os doadores são encaminhados para sala de coleta e após a doação recebem um lanche”, explica Juliana.
Os doares devem respeitar alguns pré-requisitos. Ter entre 16 a 69 anos, portar um documento original com foto, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas, não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter feito tatuagem no último ano. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para autorização da coleta.
“Estamos de portas abertas para receber clientes e colaboradores do Veran. Os que quiserem fazer a doação em grupo só precisam agendar por telefone, para nos programarmos e podermos atender da melhor maneira possível”, orienta Juliana.
Moradores de todas as regiões podem doar nos hemocentros de Mogi e Suzano, pois o estoque é utilizado em unidades de saúde de todo Alto Tietê.
O banco de sangue de Mogi das Cruzes fica na Rua Barão de Jaceguai, 1.148, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4748-4700.
Já em Suzano, as doações podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h. O endereço é Avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, Centro. Informações pelo telefone 4752-9999.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *