Acontece no Veran

Açougueiro – O mestre da carne

whatsapp-image-2018-10-09-at-19-08-05

Sabe quando você chega no açougue e vê aquela variedade de carnes bovinas, suínas e aves à disposição e fica na dúvida de qual é o melhor tipo para o prato que você vai preparar?

É nesta hora que você deve lembrar que o profissional que te atende do outro lado do balcão é um especialista em carnes e, além de saber cortar a carne precisamente, ele também está preparado para orientar nos tipos indicados para cada prato, quantidade e até o melhor modo de preparo. O trabalho do açougueiro é tão importante que o dia 9 de outubro é destinado para valorizar este profissional.

O encarregado de açougue há 7 anos da Loja 10 (Ferraz de Vasconcelos – Tito Temporim), Antonio Patrocinio, trabalha nesse ramo há 23 anos e nos contou sobre a modernização que o setor de carnes passou ao longo do tempo, “hoje a carne já vem preparada do frigorífero, embalada a vácuo e higienizada, mas, as principais mudança para nós, açougueiros, foram os cortes mais específicos que a carne ganhou, saindo do que era básico, como carne para cozinhar, bife, assar, ganhando cortes mais aprimorados, como um ancho, para atender a gourmetização que o setor passou”, explica.

Além do balcão de atendimento, onde o cliente pode contar com a expertise do açougueiro para orientação na compra da carne, no Veran também é possível encontrar uma grande variedade de produtos no autoatendimento, com carnes frescas, embaladas e pesadas diariamente, prontas para serem levadas para casa. Segundo explicou Antonio, o setor de autoatendimento do açougue também sofreu mudanças, pois foi possível observar nas lojas a procura pelos produtos rápidos, em que o cliente não precisa pegar fila para encontrar o que deseja. “Nossa experiência no açougue nos ensina a perceber os diferentes perfis de cliente e com a convivência no dia a dia da loja, aprendemos os gostos, como a preferência por uma carne mais magra, mais gorda, para cozinhar e assar”, explica o encarregado.

A carne, seja ela bovina, frango ou suína, é um dos itens que está todo dia em nossa mesa, por isso é tão importante mantermos o mesmo cuidado com ela após a retirada do balcão do açougue, pois isto garante que o produto vai chegar a nossa casa com a melhor qualidade. Entre estes cuidados, é importante deixar a carne por último na sua lista de compra, já que o indicado é que ela fique no máximo 30 minutos fora de refrigeração. Além disso, nenhuma carne deve ser recongelada. Caso você compre algum item como uma bisteca ou frango congelado, o produto pode ir direto para o congelador por até 30 dias, enquanto o consumo de carne fresca é indicado em três dias, para que ela não perca os nutrientes e aroma indicativos de cada carne.

Se na hora de passar no açougue você ficar na dúvida em algum corte, modo de preparo e até a quantidade que seja indicada para fazer aquele churrasco, pode ficar tranquilo, pois todos os nossos açougueiros estão preparados para te orientar, “para nós, é importante que o cliente esteja sempre satisfeito com nossos produtos e atendimento. Fazemos questão de explicar, mostrar e orientar na hora da compra, pois um cliente satisfeito é a certeza que nosso trabalho está sendo bem executado, nos dando a satisfação para, a cada dia, fazermos melhor”, diz Antonio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *